A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

NR 31.8 continua sendo o treinamento mais demandado em MT

Post Image

Historicamente o treinamento Saúde e segurança no trabalho – NR 31.8 é o campeão de solicitações feitas ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Em 2013 em parceria com os Sindicatos Rurais foram realizados 285 treinamentos nesta área, atendendo 4300 pessoas. No ranking de qualificações mais demandadas, o segundo lugar fica com os treinamentos da área de mecanização agrícola, principalmente o Manutenção de tratores agrícolas e o Manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos. 

 

“Só com esses dois treinamentos  da área de mecanização agrícola a entidade atendeu 5945 pessoas em 2013”, afirmou o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado. “A demanda por qualificação da mão de obra é grande em todos os municípios mato-grossenses. Mas Cuiabá, Diamantino, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis estão entre os primeiros da lista”, destacou.

 

O presidente lembrou ainda que as parcerias formadas pelo Senar-MT são fundamentais para a entidade elevar o conhecimento ao homem do campo. “Contamos com os Sindicatos Rurais dos municípios que são nossos principais parceiros. Porém, também temos parceria com prefeituras, associações de produtores, universidades, órgãos estaduais e federais, entre outras. É só assim que o Senar-MT consegue estar dentro da propriedade rural e levar a qualificação profissional aos homens e mulheres do campo. Para nós, a sala de aula é o curral, a plantação, o armazém, ou outro local em que o produtor e trabalhador atuam no seu dia a dia.”

 

Em 2013 o Senar-MT lançou 57 novos treinamentos para incrementar seu portfólio. As capacitações têm foco na qualificação da mão de obra que atua no mercado de trabalho da zona rural e atendem as 14 principais cadeias produtivas de Mato Grosso. Atualmente o Senar-MT oferece 158 treinamentos. Para o primeiro semestre de 2014 serão lançados  vários novos treinamentos para atender a demanda das cadeias produtivas elencadas como prioritárias para o Senar-MT. Esta lista inclui além da cadeia do algodão, a de soja e milho, piscicultura, olericultura, fruticultura, sistemas florestais  e bovinocultura de leite.

 

Os interessados em se qualificar na área rural devem procurar o sindicato rural de seu município ou acessar o site www.senarmt.org.br, onde encontrará informação sobre todos os treinamentos e eventos oferecidos gratuitamente pelo Senar-MT.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).