A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT lançou 27 treinamentos nos dois últimos meses

Post Image

Nos últimos dois meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou 27 treinamentos para atender as cadeias produtivas de Soja e Milho, Algodão, Piscicultura, Olericultura (hortaliças e verduras), Sistemas Florestais, Fruticultura e da Bovinocultura de Leite. De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, os novos treinamentos são oriundos da demanda crescente do setor agropecuário identificada durante o Workshop das Cadeias Produtivas, evento realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer os novos treinamentos. 

 

"O Senar-MT ouviu representantes de instituições do setor agropecuário e dos Sindicatos Rurais e a partir dessa consulta foram definidas as novas necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado", explicou Prado. "Para organizar a formatação dos novos cursos, começamos a trabalhar as sete cadeias produtivas prioritárias para a instituição. Para o primeiro semestre de 2014 teremos outros lançamentos contemplando essas cadeias produtivas e as outras sete", destacou. Veja as cadeias produtivas clicando aqui

 

Para o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, a instituição fechou 2013 com chave de ouro. "Completamos os três anos do primeiro mandato do presidente do Sistema Famato/Senar Rui Prado. Essa gestão colocou o Senar-MT na vanguarda das instituições de ensino rural do país ao incrementar nosso portfólio que completou 20 anos. Atualmente estamos oferecendo 153 treinamentos", disse.

 

Um dos treinamentos criados recentemente e ofertados foi o Operação e manutenção de ordenhadeira mecânica. O treinamento trata desde o manejo do gado no campo antes da ordenha, passando pela adequação do ambiente onde é retirado o leite, até o momento em que o produto chega ao resfriador. "O aluno passa a ter noções básicas de manutenção da ordenhadeira, assim como de regulagem e limpeza das peças antes e depois da ordenha", explicou a pedagoga do Senar-MT, Andréia Joviani Luchi.

 

A coordenadora de Pedagogia da instituição, Rafaella Tognietti, ressaltou que os novos treinamentos estão ampliando as possibilidades de qualificação dos produtores rurais que desenvolvem a atividade no Estado. "Para esse trabalho o Senar-MT contou com a colaboração de entidades renomadas como a Famato,  Embrapa, AMPA, Aprosoja, além de instituições de ensino e pesquisa", explicou. "Além da parte técnica, os participantes de treinamentos do Senar-MT recebem informações de cidadania e segurança e saúde no trabalho", apontou.