A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamento do Senar-MT complementa curso universitário

Post Image

Incrementar o currículo foi o principal motivo que levou o estudante Giordani Henrique da Cruz, 21, a procurar pelo treinamento em Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá e o Centro Universitário Várzea Grande (Univag). A qualificação de 132 horas começou em novembro e foi finalizada semana passada.

 

No mês de junho de 2014 Cruz se forma em Agronomia e espera que o treinamento do Senar-MT seja um diferencial. “A universidade não dá muita ênfase na parte prática e no curso do Senar pude ter essa experiência. Acredito que quando estiver trabalhando esse conhecimento será muito útil, pois para ensinar o trabalhador rural primeiro preciso saber”, revela o estudante.

 

Cruz ficou sabendo da qualificação depois de passar por uma oficina de Mecanização oferecida no estande do Senar-MT durante a 49ª Expoagro. Cerca de 100 pessoas deixaram o nome em uma lista de interessados, então o Sindicato de Cuiabá mobilizou uma turma. O conteúdo teórico foi repassado aos 13 participantes da turma piloto, composta por universitários, trabalhadores rurais e até um motorista de onibus que quer mudar de ramo, no período noturno, em uma sala de aula na sede do Univag, onde futuramente será construído o Centro de Treinamentos do Senar-MT (fase de projeto), e aos sábados, as atividades práticas.

 

Na última semana os alunos tiveram aulas práticas na fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Santo Antonio do Leverger (33 km de Cuiabá). “A vantagem é que o treinamento que o Senar oferece valoriza a parte prática, complementando o aprendizado do aluno”, explicou o instrutor da qualificação, João Carlos Maia.  “Aqui os participantes aprendem sobre implementos e preparo do solo, máquinas semeadoras e plantio, máquinas para tratos culturais, máquinas colheitadeiras e outras”, explica o instrutor.

 

O Senar-MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

A entidade está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt  e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).