A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamento ajuda reduzir conflitos no trabalho

Post Image

 Hoje em dia a diversidade de pensamento é vista como um ponto positivo para uma corporação, pois traz novas ideias para o ambiente de trabalho. Entretanto, pode ser um grande gerador de conflitos entre os colaboradores que têm divergência de opiniões, chegando ao ponto de prejudicar o dia a dia da empresa. Nesse contexto, ter conhecimento de relacionamento interpessoal é fundamental para manutenção da harmonia no local de trabalho.  

 

Para atender as empresas agrossilvipastoris, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) lançou este ano o treinamento Relacionamento Interpessoal, que tem objetivo de desenvolver habilidades e competências sociais. Uma das empresas que solicitou o treinamento foi a Agro Baggio Máquinas Agrícolas, que tem sua matriz sediada no município de Sorriso (418 km de Cuiabá) e possui filiais em Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e no Distrito de Boa Esperança do Norte (município de Sorriso).

 

No mês de agosto a empresa fechou parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e o Senar-MT para a realização das primeiras turmas do treinamento. “De lá para cá já foram 12 turmas, o que demonstra que a empresa está enxergando os resultados que o curso traz”, avaliou a instrutora do Senar-MT, Andressa Stochi, que ministrou as aulas.  “O treinamento melhora o desenvolvimento de equipes e redução de conflitos, pois não existe empresa em que não haja conflito, afinal temos pessoas diferente, quem pensam diferente, independente do segmento em que atuam e do porte da empresa”, citou.

 

A gerente de Recursos Humanos da Agro Baggio, Carlisi Carloto, revela que o treinamento ajudou principalmente na integração dos colaboradores que atuam em setores diferentes da empresa. “As 20 horas do curso serviram para aproximar os colaboradores. Depois do treinamento eles puderam compreender melhor setores que eles não atuam”, avaliou. “Queremos que 100% dos nossos colaboradores passem pelo treinamento, pois não adianta nada um técnico competente que não consegue conversar com o colega e com os clientes”, apontou.

 

Para o supervisor do Senar-MT da regional de Sorriso, Dorvalino Karlinski, o treinamento está sendo bem aceito pela importância das relações humanas no ambiente de trabalho. “O treinamento leva os participantes a refletir sobre sua importância no contexto da empresa.  Como se relaciona no sentido vertical, com chefe e subordinados, mas também de forma horizontal, com os demais colegas de outros setores da empresa, além dos fornecedores e os clientes. Afinal, todos ‘vendem’ a imagem da empresa”, avaliou. “O treinamento levanta questões colocadas pelos próprios funcionários, que estimulados por dinâmicas de grupo, destacam pontos importantes que poderão ser posteriormente trabalhados pela empresa, no aspecto gerencial”, completou.

 

O Senar-MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), mas pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).