A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT oferece treinamentos gratuitos para o setor de equinos

Post Image

O cavalo é um dos animais mais apreciado pelo homem, não apenas  pela sua resistência e beleza, mas principalmente pelo seu trabalho no campo.  Para se ter um cavalo bom para o trabalho é preciso domá-lo. Para a equideocultura, O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece vários treinamentos. Dentre eles, o de doma racional de equinos, doma de muares e rédeas de equinos e muares. Todos os treinamentos são ofertados gratuitamente e os interessados devem procurar o sindicato dos produtores rurais de seu município para solicitar o treinamento.

 

A Doma Racional veio para descaracterizar a Tradicional, onde se usava a força bruta. Essa nova forma de treinamento potencializa e sensibiliza o animal, explorando suas qualidades sem precisar utilizar a violência física.

 

Assim como homem, o animal também tem limitações. A domesticação busca desenvolver o entendimento e  a cooperação entre homem e cavalo, baseado sempre na confiança e no respeito mutuo. O contato constante com homem familiariza cada passo para que o animal aceite, aos poucos, o trato, não apenas com uma pessoa, mas com várias.

 

De acordo com o instrutor do Senar-MT, Antonio Carlos  do Nascimento, na Doma Racional cada ação é importante e necessária para se concretizar todo o processo de adequação em que o animal sofre com contato humano. O instrutor explica que o treinamento é composto por duas partes. A primeira é a técnica que seria a externa, e a outra interna, ou seja, o momento de exercitar a paciência e a relação entre homem e animal.

 

Outro passo, segundo o instrutor é fazer com que o cavalo se acostume com o dono. A doma dura em média  um ano e  meio. No treinamento os alunos aprendem a tratar o bicho com carinho e respeito e a usar todos os equipamentos para o adestramento. 

 

O Senar MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).