A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Ser protagonista pode ajudar a atingir as metas

Post Image

Para fazer a diferença, é preciso sair do piloto-automático e agir como protagonista. Este foi o principal tema defendido pela palestrante da tarde desta segunda-feira 10/12, Diva Silveira, no Parceria Educacional 2013 que reuniu 230 instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

Ela defende que cada pessoa já é única, mas para atingir suas metas, é preciso agir como um protagonista e ser pró-ativo, sair da zona de conforto. "Se aprender um hábito novo, uma atitude, existe no primeiro momento esse esforço maior do cérebro, pois este trabalha economizando energia e quer que façamos nossas atividades no automático, mas é preciso se esforçar para chegar mais longe", afirma.

 

As pessoas que se comportam como "vítimas" tendem a ser dramáticas, pessimistas e culpam os outros e as condições externas quando algo dá errado.

 

Já aqueles que agem como protagonistas buscam entender o que pode ser feito de diferente. Estas pessoas aprendem com toda e qualquer experiência e sempre planejam como alcançar seu objetivo e melhorar sua situação, assumem responsabilidades e pensam sempre em soluções.

 

"Que comportamento eu poderia desenvolver para me levar aonde eu quero?".  Segundo Diva, a resposta a esta pergunta deve seguir três ações importantes: pare, questione e decida como protagonista. "Pare para desligar o piloto-automático, não siga simplesmente o que os outros estão fazendo e faça as suas escolhas.  Questione suas crenças, reflita e faça perguntas a si mesmo! Por fim, escolha, decida e aja com base nos resultados que deseja atingir".

 

Através de dinâmicas, a palestrante instigou os participantes a se colocarem no lugar do próximo para buscar oferecer um serviço de qualidade, pensando que como educadores podem mudar o mundo.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).