A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Educador divide experiência com instrutores do Senar-MT

Post Image

A empresa é um organismo vivo. Esta foi a primeira palestra do evento Parceria Educacional, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a edição 2013 começou na noite deste domingo (08/12).  Considerado um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, Eugenio Mussak, educador há mais de 40 anos, destacou a importância de ser professor e fazer o que gosta. “Passamos boa parte da nossa vida adulta trabalhando e, por isso, é preciso gostar do que fazemos, só assim somos felizes”.

 

Mussak lecionando atualmente na Fundação Dom Cabral nas áreas de gestão de pessoas e liderança. Ele falou sobre ética, sabedoria e enfatizou as três características que, em  sua opinião, precisam ser combatidas dentro de uma empresa. Desempenho mínimo aceitável, descompromisso endêmico e acomodação espontânea. “O mundo está cansado de profissionais meia boca. O papel do educador é libertar o super homem que tem dentro da mente e do coração de seu aluno. Só assim teremos um aluno nota 10, mais qualidade de vida e um mundo melhor”.

 

Para uma plateia formada por mais de 200 instrutores cadastrados junto ao Senar-MT vindos de todos os cantos e recantos de Mato Grosso, Eugênio Mussak ressaltou que é preciso ter uma visão positiva do futuro e nunca parar de estudar. “O professor que para de estudar não tem a menor condição de trabalhar. Com a globalização as mudanças são muito rápidas. E no campo isso é ainda mais dinâmico. Acredito que o setor agropecuário foi um dos que mais avançou”, avaliou.

 

A noite também foi de novidades para os instrutores do Senar-MT. O superintendente da instituição de ensino rural, Tiago Mattosinho, fez um balanço dos últimos três anos de gestão e pontuou o cumprimento dos compromissos acordado no encontro com os instrutores do ano passado.  “Temos várias mudanças para 2014. Esta é a hora de falarmos e ouvirmos”.

 

De acordo com Mattosinho, o Senar-MT em 2010 tinha dois programas e em 2013, esse número subiu para 12. “Também tivemos aumento no número de qualificações e de treinamentos. Nossa meta é atender um milhão de pessoas até 2020”.

 

Além de troca de informações, o Parceria Educacional tem como objetivo capacitar os instrutores e alinhar as diretrizes para o próximo ano de trabalho. O evento contará ainda com a palestra do jornalista e colunista de vários site, revistas e jornais, Luciano Pires que falará sobre SustentHabilidade e da coach Diva Silveira que discutirá a importância do comprometimento com o cliente. Metodologia, Cadeias produtivas e o sistema Senar nas Nuvens também estão na pauta do evento.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).