A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Corpo técnico do Programa Equoterapia é capacitado

Post Image

Os Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso  (Senar-MT) realizou este ano mais de nove mil atendimentos para 230 participantes do  Programa Equoterapia.   Todas as ações do programa contaram  com parceiros de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Santo Antônio do Leverger, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

 

São ao todo dez instituições parceiras nestes municípios, que atendem crianças com necessidades especiais. De 17 a 22 de novembro, dez profissionais, dentre psicólogos, terapeutas e fisioterapeutas que acompanham os praticantes de equoterapia durante o percurso com os cavalos, participaram de um curso básico na Associação Nacional de Equoterapia (Ande) no Centro Equestre de João Pessoa.

 

"A proposta é consolidar o corpo técnico dos parceiros, investindo na melhora do atendimento às crianças praticantes da equoterapia", afirma o analista do Senar-MT responsável pelo programa, Wlademiro Neto.

 

No segundo semestre deste ano, o Senar-MT distribuiu aos parceiros um kit de apoio pedagógico, composto por capacetes, mantas de equoterapia e celas, que vão trazer mais conforto aos praticantes.

 

Equoterapia
Através de parcerias com os Sindicatos Rurais e instituições filantrópicas de equoterapia, o Senar-MT atende até 15 praticantes por instituição.

 

A equoterapia é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e /ou psicológica, não como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem como objetivo primordial potencializar o processo de reabilitação e habilitação.

 

O objetivo é proporcionar ao indivíduo o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade.

 

Desta forma, o Senar-MT conta com parcerias para o desenvolvimento de atividades em que se utiliza o cavalo no contexto biopsicossocial e educacional para atender esse público.


O atendimento equoterápico só poderá ser iniciado mediante parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterápica.
 

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).