A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Quase 900 pessoas foram capacitadas no município em 2013

Post Image

O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Verde (138 km de Cuiabá) está preparando o encerramento das atividades do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e granjas do município. No dia 04 de dezembro haverá a entrega de certificados aos 35 participantes que concluíram o programa de 104 horas.

 

Em 2013 a parceria entre o sindicato de Campo Verde e o Senar-MT garantiu a qualificação profissional a 890 pessoas do município. Só na última sexta-feira (22/11) foram entregues mais de 300 certificados aos participantes dos treinamentos realizados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). "Esta parceria é muito importante para o Sindicato, pois com ela conseguimos alcançar as pessoas de baixa renda na região", afirma a gerente sindical, Fran de Campos.

 

De acordo com o diretor de cursos e qualificação profissional do CRAS, Adriano Massmann, todas as pessoas que receberam a certificação pertencem aos assentamentos Santo Antonio da Fartura, Dom Ozório e a Agrovila João Ponce de Arruda. "São pessoas simples, que enfrentam várias dificuldades, até de comunicação, pois o sinal da telefonia móvel na zona rural é ruim. Eles participam da capacitação e saem extremamente satisfeitos dos cursos, pois podem usar o conhecimento para enfeitar sua casa, gerar renda e até reduzir gastos como o de manutenção de tratores, pois eles mesmos podem cuidar do maquinário do assentamento", revela.

 

"Os principais cursos realizados em Campo Verde foram Produção Caseira de conservas vegetais e frutas, Manutenção de tratores agrícolas, Crochê, Pintura em tecidos, Administração de pequenas propriedades rurais e outros", destaca o diretor.

 

Tanto o representante do CRAS, quanto a gerente sindical apontam para a ampliação do número de capacitações em 2014, haja visto que durante o Plano Anual de Trabalho (PAT), realizado no meio do ano, houve aumento de solicitações de treinamentos ao Senar-MT. "Participamos do PAT em 2013 e já indicamos os treinamentos que temos interesse em levar aos assentados", diz Massmann.

 

"O PAT já nos aponta crescimento da demanda tanto na zona rural quanto na sede do município. Tivemos aumento significativo também dos parceiros locais para a realização da qualificação", destaca Fran.

 

A instituição oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).