A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Trabalhadores são capacitados para vacinação contra aftosa

Post Image

Os sindicatos de produtores rurais dos municípios de Água Boa, Campinápolis e Canarana e a prefeitura de Glória D’Oeste estão investindo na qualificação de trabalhadores para atuarem na busca da sanidade animal. Esta é mais uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Na segunda-feira (25.11), os parceiros darão início aos treinamentos de Agente Sanitário em Saúde Animal, nos quatro municípios citados.

 

O objetivo do treinamento, que tem carga horária de 24 horas, é qualificar o participante com conhecimento da técnica de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa.

 

A procura por esse profissional é grande no estado, já que Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, com cerca de 29 milhões de cabeças de gado. Ao se consolidar mais um ano sem o registro do foco da doença, Mato Grosso completa 15 anos livre da febre aftosa.

 

A conquista é motivo de comemoração. Mas, para que isso ocorra de fato, todos os pecuaristas devem participar. Os produtores ainda tem tempo para imunizar o gado. A última etapa da campanha de Erradicação da Febre Aftosa termina dia 30 de novembro. Nesta etapa são vacinados todos os animais do rebanho.  

 

Todos os treinamentos oferecidos pelo Senar-MT são gratuitos. A programação pode ser acessada no site do Senar-MT (www.senarmt.org.br), entretanto pode sofrer alterações conforme necessidade dos parceiros, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

 

A instituição oferece treinamentos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado. Além disso,  mantém 17 programas especiais. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).