A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Vaqueiros do Araguaia participam de treinamento de Agricultura de Precisão

Post Image

Ao observar o crescimento de áreas de lavoura em Ribeirão Cascalheira, Claudinei de Souza Garcia (foto), 29 anos, que trabalha em uma propriedade de pecuária, passou a procurar oportunidades de qualificação para atuar na nova vocação que passou a fazer parte das terras do Araguaia.

 

Ele tomou essa decisão após ver as máquinas com tecnologia avançada que estão fazendo parte do cenário da região. "O Brasil é um dos países que mais exporta soja, então devemos nos adequar e ficar prontos para o mercado de trabalho".

 

Assim como Claudinei, mais cinco vaqueiros de Ribeirão participaram do treinamento de Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas, que aconteceu em Querência de 4 a 8 de novembro, numa turma com um total de dez participantes.

 

Edson Tavares de Almeida, 56 anos, é um deles. Trabalhando há 35 anos na pecuária em Ribeirão Cascalheira, ele não pretende se mudar do município, pois é onde sua família já se estabilizou. Segundo ele, está procurando qualificação no ramo de agricultura para estar em dia com o progresso do campo. "Na idade em que estou, foi uma novidade e estou tentando aprender, porque sempre mexi com gado e só via essa tecnologia pela televisão", conta.

 

"As pessoas sentem que precisam evoluir em conhecimento da mesma forma que as máquinas, para que consigam usufruir de toda a tecnologia que elas têm", afirma o instrutor do treinamento, Rodrigo Lancharovichi.

 

Para o supervisor do Senar – MT da regional de Querência, Kleber Muller, a maioria das máquinas adquiridas pelos produtores rurais da região vêm com GPS (sistema de posicionamento global) embarcado e nem sempre o trabalhador está preparado para trabalhar com essa tecnologia de última geração. "Acredito que esse vai ser um dos treinamentos que os Sindicatos dos Produtores Rurais da região mais solicitarão para o Senar Mato Grosso".

 

Muller conta que no município de Vila Rica, próximo à divisa com o Pará, já foram demandados cerca de 100 treinamentos ao ano, sendo que a maioria voltada para a pecuária. Hoje, essa realidade já está mudando. "A agricultura está chegando e há demandas de treinamentos mais voltados para o cultivo da lavoura", destaca.

 

Próximas turmas

O treinamento de Tecnologia de Precisão em Máquinas Agrícolas passou a ser oferecido à população em setembro deste ano. Nesta semana, está sendo realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São José do Rio Claro entre os dias 18 e 22/11. As próximas turmas serão realizadas pelos sindicatos de Paranatinga (2 a 6/12) e Marcelândia (3 a 7/12).
A mecanização agrícola é uma das cadeias prioritárias do Senar-MT e os treinamentos nesta área podem ser solicitados no Sindicato dos Produtores Rurais de seu município.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).