A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Em setembro os treinamentos acontecem em Chapada dos Guimarães

Post Image

Inclusão Digital é mais um dos programas desenvolvido por meio da parceria entre Sindicatos Rurais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Em agosto, o professor Arilson Melo, um dos instrutores do Senar-MT, qualificou pelo menos 80 pessoas em Poconé, município a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá. “Ainda temos mais duas turmas que terão aulas na próxima semana”. Já a partir do dia 16 de setembro o curso de inclusão digital acontece na sede do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, a 66 quilômetros de Cuiabá.

 

Com o objetivo de inserir e democratizar o acesso ao mundo digital para aqueles que vivem no campo, o programa tem gerado avanços na capacitação profissional e na qualidade de vida da população rural. Os alunos aprendem as noções básicas de informática e o acesso à internet. Os grupos são formados pelos sindicatos rurais e inclui produtores, trabalhadores rurais e colaboradores para aprenderem a utilizar o computador.

 

Arilson conta que em Poconé, uma das turmas qualificadas nestas últimas semanas era de pessoas mais idosas e tímidas. “Mas quando concluímos os cursos todos sabiam navegar na internet e fazer  o básico em um computador”. Arilson também orienta os alunos sobre que tipo de computador é mais adequado para quem está começando. “Dou dicas sobre equipamentos e até sobre a faixa de preços dos equipamentos adequados”. Os interessados devem procurar os sindicatos rurais de seus municípios.

 

Programação para setembro

02 a 06 – Sindicato Rural – Poconé – turmas a tarde e a noite

16 a 20  – Sindicato Rural – Chapada dos Guimarães

23 a 27 – Sindicato Rural – Chapada dos Guimarães

30  –  a  04 de outubro  –  Sindicato Rural – Chapada dos Guimarães

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).