A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Academia de Liderança do Senar-MT discute marketing e relações governamentais

Post Image

Marketing e Relações Governamentais foram os assuntos discutidos neste fim de semana, na Academia de Liderança, programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar- MT). Com o objetivo de formar lideranças em técnicas de gestão, negociação e comunicação, o programa também tem como meta aumentar as competências relacionadas à liderança dos produtores e possibilitar a reflexão sobre o seu papel na transformação da sociedade. Na prática, depois de passar o fim de semana tendo aulas teóricas, os alunos levam  os conceitos para a prática.

 

Para a turma que teve aula de Marketing, o professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral, especializado na área, Leonardo Araujo falou de orientação para o mercado, fundamentos e estratégias de marketing. Proatividade foi outro assunto bastante discutido. Para Leonardo, a proatividade não é um dom inato, ela pode ser treinada e desenvolvida. “Embora uma parte do comportamento proativo seja fruto da personalidade, estudos mostram que uma atitude proativa diante dos fatos e do trabalho é uma habilidade passível de ser gerenciada. Basta que se estimule e premie a proatividade pessoal nos indivíduos”, enfatiza Leonardo.

 

Para a turma de Relações Governamentais, o professor da Fundação Dom Cabral  e especialista em gestão empresarial pela Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro  (Puc-Rio), Flávio Alcoforado abordou temas como jogos de regulações, composição do orçamento público e forma como se pode influenciar nas políticas publicas.

 

Flávio elogia a iniciativa do Senar-MT em desenvolver o programa Academia de Lideranças. Ele destaca que todo empreendedor precisa se qualificar constantemente para se manter no mercado e no setor do agronegócio não é diferente.  “Todos os dias surgem novos produtos e a concorrência está cada vez maior. A qualificação é  uma das coisas necessárias para se manter em qualquer mercado”.

 

As novidades de cada módulo são testadas na prática pelos alunos. O produtor e delegado da Aprosoja, em Feliz Natal, Eguiberto Adelar Gabe ressalta que a informação e o aprendizado da Academia de Lideranças lhe deixa mais confiante.  “Tivemos uma aula sobre investimentos. Aprendi a analisar os impactos e, desde então, sempre que  vou fazer qualquer tipo de ação analiso os impactos para ver se é viável ou não”.

 

Já  a secretária da Fetagri e ex-presidente do Sindicato Rural de Itanhangá, Celi Sangiovo acrescenta que além da qualificação lhe dar mais confiança, também facilita as relações em seu trabalho. “Aprendi que é preciso ir além do estamos vivendo. Temos que olhar para o futuro e só tomar decisões depois de estarmos muito bem informados. E é neste ponto que a Academia de Liderança é importante porque nos dá essa base e nos mantém sempre muito bem informados”.

 

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).