A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT tem o objetivo de preparar o jovem para o campo

Post Image

Termina no próximo dia 31 de julho o prazo para as inscrições de mais uma  turma do Campo Aprendiz. Desta vez as aulas serão em Nova Mutum. Mais informações pelo telefone (65) 3928 4800 ou no sindicato rural do município (65-3308-1500). O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-MT) em parceria com o sindicatos rurais de Nova Mutum.

 

O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT, Rui Prado, explica que este programa tem como objetivo a formação profissional rural para os jovens na faixa estaria entre 18 e 24 anos.Os participantes são preparados para ingressar no mercado de trabalho e para atenderem a demanda gerada pela Lei número 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto número 5.598/2005. Um dos principais objetivos do Campo Aprendiz é fomentar a qualificação profissional desses jovens no meio rural.

 

Aline da Silva Senne, de 23 anos, sempre gostou de operar equipamentos agrícolas e depois que ingressou no Campo Aprendiz conta que sua vida se transformou. “Além de aprimorar meus conhecimentos também estou amadurecendo e aprendendo noções de cidadania”.

 

O analista de educação profissional rural do Senar-MT, Alis Firmino acrescenta que o programa foi implantado em novembro de 2012. "No ano passado formamos 22 alunos", diz Alis. A meta para 2013 é qualificar 115 jovens. “Temos turmas em andamento em Nova Olímpia, Barra do Bugres e em São José do Rio Claro”.

 

Renata Leite, de 19 anos é uma das alunas da turma do Campo Aprendiz de São José do Rio Claro. Ela conta que pretende fazer agronomia e que está aprendendo muito nas aulas teóricas. "Estou ansiosa para começar a praticar". Ela conta que outra vantagem do programa é o salário. “O valor é negociado com a empresa que contrata. Após o treinamento, o ingresso no mercado se torna muito mais fácil ".

 

O conteúdo do Campo Aprendiz inclui competência interpessoal e integração no trabalho, gestão empreendedora, cálculos matemáticos e sistemas de medidas. O aluno também aprende comunicação oral e escrita, noções de informática, saúde e segurança no trabalho. De forma mais específica, o aluno também aprende um pouco sobre o cultivo da cultura específica da região, boas práticas agrícolas, manejo e conservação de solos, classificação de produtos vegetais, manejo integrado de pragas, operação e manutenção de tratores agrícolas, pulverizadores autopropelidos e colheitadeira.

 

Após os conteúdos teóricos, os participantes são encaminhados para os contratantes, onde tem suas atividades acompanhadas por um monitor que continuará orientando o jovem aprendiz na prática profissional. Mais informações sobre o programa pelo telefone (65) 3928-4800 ou com o sindicato rural de seu município.

 

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).