A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Conheça novos treinamentos do Senar-MT para a Cadeia do Milho

Post Image

Nessa quarta-feira, 24 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Milho. Este ano a expectativa é que a produção brasileira do grão bata recorde, chegando a 73,6 milhões de toneladas colhidas. Mais da metade deste total é de milho segunda safra (37,3 milhões de toneladas). Em Mato Grosso a previsão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que haja um aumento da produção em 10% em relação à previsão inicial (de 13,29 milhões de toneladas), ou seja, o Estado contribuirá com 14,64 milhões de toneladas para a produção nacional. 

No ano passado durante o Workshop das Cadeias Produtivas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a milhocultura foi debatida junto com a sojicultura, já que o produtor tradicionalmente intercala as duas culturas. Observou-se que além dos treinamentos chamados transversais (que atende várias culturas), o Senar-MT oferecia três cursos específicos para o milho: Produção de grãos não-geneticamente modificados; Classificação de produtos de origem vegetal; Processamento de produtos derivados do milho. 

Ao exporem as novas demandas dos produtores surgiram propostas de cinco novos treinamentos para a cadeia: Manejo e tratos culturais do milho; Cultivo e armazenamento de milho em pequenas propriedades rurais; Produção de sementes de milho nas comunidades; Produção de milhos especiais e Colheita e beneficiamento da cultura do milho. 

 “Após o levantamento da necessidade do produtor passamos para a fase de formatação desses treinamentos, etapa que deve ser encerrada até o final deste ano”, explicou o gerente de Formação Profissional Rural do Senar-MT, Marciel Becker. “A gente sabe que um trabalhador rural mais qualificado consegue agregar valor muito maior na propriedade, aumentar a produção e gerar renda dentro da propriedade”, completou.

Para conhecer o novo portfólio do Senar acesse o site www.senarmt.org.br.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).