A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Treinamento pode auxiliar em formação de cooperativa

Post Image

Além da qualificação de 13 participantes, o treinamento sobre “Associativismo e Cooperativismo”, que é realizado esta semana pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT), deverá resultar na fundação de uma nova cooperativa.

As instruções, que ocorrem no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Tangará da Serra, iniciaram na última segunda-feira (15) e serão concluídas nesta sexta, dia 19. Ao todo, são 40 horas/aula, sob orientação do instrutor do Senar, Luiz Sergio Cardozo dos Santos.
A parceria inclui a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com apoio da Associação dos Artesãos de Tangará da Serra (Assoarte).

Segundo o instrutor, o treinamento é voltado ao estímulo e à criação de formas associativas de empreendimento, enfatizando a organização da produção, da produtividade e a orientação mercadológica. “O cooperativismo ou associativismo proporciona organização social e econômica às atividades produtivas realizadas por determinadas sociedades. O objetivo é apresentar soluções em termos de ganhos mensais, não só em volume, mas também em variabilidade”, explica Luiz Sérgio Cardozo dos Santos.

O representante do Senar lembra que o cooperativismo e o associativismo também apresentam ganhos na questão humana, já que possibilita a inclusão social. “Podemos ter associações formadas para fins filantrópicos, que não visam mercado e sim a reinserção, por exemplo, de idosos, dependentes químicos e alcoólicos, e também associações comunitárias que visam buscar melhorias de infraestrutura para os seus bairros. Temos um grande leque, vários tipos de organismos que se enquadram no cooperativismo e no associativismo”, explicou.

Cooperativa

Quanto à formação de uma nova cooperativa a partir deste treinamento, Luiz Sergio Cardozo dos Santos confirma a iniciativa.”É uma satisfação saber que junto a este treinamento já há uma proposta de organização de uma cooperativa a partir deste grupo. Estes participantes, aqui, já são artesãos, já têm os seus produtos, têm a qualificação de produção artesanal e talentos individuais”, disse.
O instrutor esclareceu que, na medida em que já há a proposta de formação da cooperativa, no próprio treinamento já ocorrem trabalhos visando a organização da área administrativa e da produção do futuro organismo, além de orientações da questão mercadológica.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).