A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa tem início em Sinop com produtores da região

Post Image

Turma cheia no Programa Sucessão Familiar que ocorre em Sinop. Trinta produtores rurais de Vera, Nova Ubiratã, Cláudia, Sorriso e Sinop participam do Módulo I do Programa, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Universidade de São Paulo (USP), no sindicato rural de
Sinop, nos dias 10 e 11 de abril de 2013.

Nesta primeira aula do programa, idealizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o professor da USP, Dr. Cláudio Antônio P. Machado Filho, trata sobre o tema "Governança e Sucessão Corporativa: Conceitos e Aplicações nas Empresas Familiares".

Segundo Machado Filho, a turma é homogênea e tem desde famílias que já estão em sua terceira, quanto na primeira geração. "O norte de Mato Grosso foi formado por empreendedores que hoje já trabalham com seus filhos e netos. Eles têm apresentado, durante as aulas, terem várias preocupações quanto à continuidade de seus negócios no campo", afirma.

Fernando Augusto Redivo, 27 anos, participa do módulo com seu pai, Ilson Redivo, 56 anos, cuja família planta soja e milho em Sinop. "Dentro de casa, já discutíamos de que forma a segunda geração poderia participar dos negócios. Neste primeiro dia, já foram mostradas ferramentas para tornar a sucessão algo mais democrático e menos conflituoso e espero que, ao final, ajude a primeira geração a ouvir mais a segunda", diz ele, que cursa economia.

O analista do Senar-MT e responsável pelo programa, Eduardo Silveira, ressalta que a turma é constituída por herdeiros de diversas formações profissionais que têm participado ativamente das aulas, tirando dúvidas sobre suas propriedades. "Alguns dos filhos dos produtores que estão participando do módulo são administradores, médicos, advogados, o que é muito positivo, pois traz uma visão diferente para a administração dos negócios da família", destaca.

Os interessados em participar da edição 2013 do Programa Especial "Governança e Sucessão Familiar", podem se inscrever entrando em contato com a colaboradora Zelma Batista, através do telefone (65) 3928-5809 ou pelo e-mail zelma@senarmt.org.br.
O Sucessão Familiar não tem custo para os participantes. São 64 horas de carga horária e ministradas em seis módulos.

Na capital
O Módulo I do Programa Sucessão Familiar ocorre logo em seguida em Cuiabá nos dias 12 e 13 de abril de 2013.

Os outros módulos programados são:
– Processo Sucessório: Abordagem Comportamental, com Ana Rita Schlatter;
– Estratégia: Conceitos e Aplicações em Empresas Familiares do Agronegócio, com Tiago Fischer Ferreira;
– Governança e Sucessão em Empresas Familiares: Aspectos Legais, com Gustavo Passarelli;
– Planejamento Tributário e Contábil: Desafios da Empresa, com Ricardo Velloso;
– Finanças: Avaliação e Crescimento do Negócio Familiar, com Uriel Rotta.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).