A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Instrutores do Senar-MT participam de capacitação em Pompéia

Post Image

Sete instrutores do treinamento "Manutenção de tratores agrícolas" do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participaram de capacitação de 40 horas sobre pulverização no centro de treinamento da Jacto – Fundação Shunji Nishimura, em Pompéia – SP, entre os dias 18 e 22 de março de 2013.

A capacitação ocorreu graças à parceria entre Senar-MT e a Indústria de Máquinas Agrícolas Jacto, de Pompéia – SP. Segundo a pedagoga do Senar-MT, Rafaella Tognietti, faz parte da política de capacitação continuada da instituição incentivar os prestadores de serviço a se atualizarem. "É importante para que sejam formados mais instrutores na área de pulverização e para que eles conheçam as tecnologias de várias marcas de pulverizadores adquiridas pelos produtores rurais de Mato Grosso", ressalta.

Nessa primeira fase, os instrutores João Paulo Barbon, Wanderley Gusmão, Clever Eugenio Cunico, Marcio Eliandro Rodrigues, Enio José Mathje, Valney Cassiano Cunha e Cristiano Andrighetti Ademes puderam ter noções sobre aplicação de agrotóxicos em condições climáticas ideais e praticar o que aprenderam montando pulverizadores, calibração e regulagem dos pulverizadores tratorizados e autopropelidos.
"Foram passadas também noções de Agricultura de Precisão (AP) e seu impacto na tecnologia de aplicação. A campo, puderam conhecer o uso da AP embarcada no pulverizador, do Sistema de Posicionamento Global (GPS), do piloto automático e o fechamento automático de sessões e de bico a bico", explica o coordenador de treinamentos da Jacto, Rafael Arcuri Neto.

O instrutor João Paulo Barbon conta que os colegas que participaram desta primeira etapa ficaram entusiasmados com a capacitação, haja visto que as novas tecnologias de aplicação já estão a campo no Estado de Mato Grosso. "Precisamos estar alinhados a essas novas tecnologias, para que assim possamos multiplicar o conhecimento diretamente ao trabalhador do campo. Capacitar é preciso e somos gratos ao Senar, que não vem medindo esforços para levarmos o que há de mais atualizado aos nossos produtores rurais", comenta.

Próxima etapa
Uma segunda capacitação será realizada de 15 a 19 de abril. Além dos sete instrutores que participaram do primeiro encontro, estarão presentes mais oito instrutores que já atuam na área de pulverização, totalizando 13 participantes do Senar-MT.
Nessa etapa da capacitação, os instrutores receberão conceitos mais aprofundados em AP, como calibragem, regulação e uso. Vão ainda conhecer como funcionam os componentes mecânicos e eletrônicos embarcados na máquina.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso,  atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).