A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e Acrismat preparam qualificação para Suinocultura

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) preparam novos cursos voltados para a qualificação profissional em suinocultura. A primeira reunião para tratar do assunto ocorreu sexta-feira (20.04), entre o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, e o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues de Castro Júnior.

"O Senar Central e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos [ABCS] se uniram pela primeira vez e desenvolveram um programa modular de qualificação para o setor. Agora pretendemos fomentar essa iniciativa em Mato Grosso", revela Mattosinho. "Por iniciativa do presidente da Acrismat, Paulo Cézar Lucion, procuramos o Senar para que a qualificação ocorra no Estado, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da cadeia da suinocultura", explica Custódio Rodrigues. "Após essa primeira reunião vamos discutir com os sindicatos rurais o melhor cronograma para as atividades, desde a mobilização das turmas até a qualificação", completa.

Ainda participaram do encontro na sede do Senar o gerente de Aprendizagem Rural da instituição, Marciel Becker, e o médico veterinário da Acrismat, Igor Queiroz Silva. "Esses novos cursos são resultado do workshop das Cadeias Produtivas, realizado pelo Senar no mês de março", destaca Becker. Durante o workshop, o Senar ouviu as novas demandas de qualificação profissional de 16 cadeias produtivas, entre elas da suinocultura.

De acordo com o gerente de Aprendizagem Rural, o curso foi organizado em módulos pelo Senar Central com objetivo de atender a todas as fases de produção da granja suína. O primeiro módulo – "Manutenção da Granja Suína" –  é obrigatório e tem carga horária de 24 horas. Temas como Contextualização da Suinocultura, Biossegurança, Higiene Pessoal, Limpeza e Higienização das Instalações estão no conteúdo programático.

O segundo módulo – "Manejo de reprodução" –  trata dos aspectos da fisiologia reprodutiva da fêmea suína e do reprodutor, fatores que podem afetar sua produtividade, além de discutir as técnicas reprodutivas já usadas e aquelas que serão potencialmente usadas nas granjas. O terceiro módulo é "Manejo de maternidade", que aborda aspectos gerais relacionados à maternidade, ao correto manejo da leitegada, ao desempenho dos leitões e aos cuidados dispensados à matriz.

No quarto módulo "Manejo de creche" o aluno será capacitado em cuidados pós parto para redução de mortes nas primeiras semanas. O módulo "Manejo de terminação" irá abordar dos aspectos relacionados à fase final de produção, dos métodos de prevenção de contaminação entre outros para melhorar a produtividade e lucratividade na suinocultura. O sexto módulo "Fabricação de ração" abordará todas as etapas da produção da ração para garantir a qualidade do alimento.

Interessados no assunto podem procurar informações com a equipe da Acrismat pelo telefone (65) 3624-8125.