A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Cursos do Senar buscam qualidade de vida

Post Image

A melhoria da qualidade de vida por meio da qualificação profissional para garantir a complementação da renda é um dos objetivos dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Campo Verde (distante a 130 km de Cuiabá) em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Na semana passada dois treinamentos se encerraram. No total, 14 pessoas foram capacitadas em “Jardinagem” e outras 20 em “Segurança no Trabalho” (NR 31.8). Curso que trata das normas de segurança para o trabalhador na aplicação de agrotóxico.

A turma de Jardinagem foi composta pelos beneficiários do Centro de Reabilitação Resgate Vida, da Comunidade Pão da Vida, grupo religioso que atua no município. “Hoje a mão de obra nesse ramo é bem escassa, o que traz mais expectativa aos participantes”, avalia a mobilizadora do Sindicato, Fran Campos.

Já o curso sobre a NR 31.8 foi realizado no Grupo Bom Futuro, empresa do agronegócio. A carga horária do treinamento é de 24 horas e os alunos foram os funcionários do grupo. O Sindicato de Campo Verde e o Senar firmaram parceria com o grupo para realizar treinamentos durante o mês de abril na empresa. “Estaremos toda semana do mês com uma turma nova formada pelos funcionários do Grupo Bom Futuro para treiná-los sobre uso seguro de agrotóxicos”, explica a mobilizadora.

Programação – Na próxima segunda-feira (23.04) ocorrerá no município o curso “Administração de Pequenas Propriedades Rurais” e outro sobre NR 31.8. “Os interessados nos cursos devem entrar em contato com o Sindicato Rural de Campo Verde pelo telefone (66) 3419-2111”, informa Fran.

Os cursos são ministrados nos municípios em parceria com os Sindicatos, gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sistemafamato.org.br basta clicar no menu “Cursos e Treinamento” e selecionar o item “Programação de Cursos”.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural e faz parte do Sistema Famato, assim como a Famato – entidade que congrega e representa os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).