A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Prova de rally permite reflexão sobre superação de desafios

Post Image

Momentos de reflexão alternados por outros de confraternização marcaram a Parceria Sindical 2012, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e que reuniu cerca de 200 pessoas entre presidentes de Sindicatos, gerentes sindical, mobilizadores e colaboradores do Sistema Famato/Senar. A atividade ocorreu no hotel Sesc Pantanal entre os dias 09 e 10 de abril e teve o objetivo de fortalecer o relacionamento e a comunicação com os sindicatos rurais e parceiros. "O Senar fez no passado eventos até maiores que esse, mas não me lembro de um evento em que reunia presidentes, gerentes e mobilizadores de Sindicatos rurais", avalia o presidente do Sistema Famato Senar-MT, Rui Prado. "Com esse encontro queremos realmente fazer a interação de todos esses agentes, que fazem parte do Sistema".

O evento faz parte do plano estratégico da instituição de ensino rural e segundo o superintendente, Tiago Mattosinho, ocorrerá duas vezes por ano. "O objetivo é fazer com que todos saibam como funciona essa complexa forma de atuação do Senar junto aos seus parceiros, federação, sindicatos e conselho”, cita.  “Para nós é primordial que a gente tenha esse momento", aponta.

Além das palestras motivacionais "A importância da educação na formação de novas competências", ministrada por Gilberto Wiesel, e "Supernado desafios no deserto e no mundo dos negócios", com o piloto da Rally Dakar Klever Kolberg, os participantes do evento discutiram as dificuldades e as boas práticas do dia a dia durante o Word Café, facilitado por Adriana Meirelles.

O ponto alto da Parceria Sindical 2012 foi a prova de rally de regularidade, instruída pelo piloto da Rally Dakar. "A finalidade da prova não foi descobrir o novo piloto de rally, mas sim como se deu o trabalho em equipe, os pontos fortes e o que precisa ser melhorado", conta Kolberg.

A prova foi feita em quase quatro horas. As 35 equipes passaram por estradas com e sem asfalto, inclusive com alagamentos. Os participantes tiveram que seguir uma planilha com instruções do percurso, tendo como auxílio cronômetro, calculadora e as instruções dadas pelo piloto klever Kolberg durante uma aula de rally.

Após a contagem de pontos todos foram premiados pela superação de seus próprios limites. O maior desafio foi fazer a analogia da prova de rally com a dinâmica diária nos sindicatos e ver como é possível usar a criatividade para chegar ao final do percurso com sucesso.

Para ver fotos do evento e outras notícias acesse o Blog do Sistema Famato, acessando aqui.