A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Expansão do programa é reconhecimento de sucesso

Post Image

A aprovação do novo Código Florestal irá gerar necessidade de adequações para o produtor rural atender às novas normas. Essa demanda será o enfoque dos treinamentos ofertados em 2012 pelo Programa Soja Plus. Programa pioneiro de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural realizado em Mato Grosso por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e associações de produtores da Soja, como a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (APROSOJA), entre outras.

A novidade foi apresentada durante o seminário de lançamento “Desafios e Oportunidades da Sojicultura Brasileira – Soja Plus 2012”, realizado ontem (03/04) em Brasília. O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, participou da atividade. Ele destaca que em 2012 o Soja Plus será expandido para os estados da Bahia, Minas Gerais e Paraná. “É (a expansão) uma demonstração de sucesso do programa e também de que nós produzimos soja de maneira sustentável”, avalia.

Segundo Prado, o papel do Senar no programa é fornecer os cursos de capacitação para as turmas formadas pelas associações. “Por meio desses treinamentos o Senar irá capacitar o produtor para que tenhamos em nosso Estado um trabalho muito mais eficiente e muito mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental no que se refere à produção de soja”, considera. O presidente do Sistema destaca que a adesão é voluntária, porém garante ganhos ao produtor. “Aderindo ao programa, o produtor terá oportunidades de participar de capacitações profissionais com objetivo de aumentar a eficiência da produção. Além disso, monstra ao mundo que nossos produtos podem ser consumidos em qualquer mercado do planeta terra”, conclui.

Soja Plus – Em 2011, 1520 produtores de soja de Mato Grosso receberam materiais didáticos, participaram de oficinas de campo e de vários cursos do programa, que trataram de normas trabalhistas, saúde e segurança ocupacional. Em fevereiro de 2012, 2.300 produtores de 10 municípios de Mato Grosso participaram de Dias de Campo para receber informações sobre o Soja Plus.

As oficinas ocorrerem nos municípios onde estão sediados os 20 núcleos da Aprosoja (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sinop, Sorriso, Vera, Nova Xavantina, Canarana, Querência, Campo Verde, Jaciara, Santo Antônio do Leste, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangara da Serra, Diamantino, Alto Taquari, Primavera do Leste e Rondonópolis).

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo e deve colher uma nova safra recorde de soja em 2012, segundo a consultoria Safras & Mercado. A estimativa prevê uma produção nacional de 75,347 milhões de toneladas, subindo 1% na comparação com a safra anterior. Mato Grosso deve permanecer na primeira colocação em volume de exportações de soja no país, passando a casa de 1 milhão de toneladas (mais de 40% do volume nacional).