A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Turma de São José do Rio Claro observa produções in loco

Post Image

A visita a um apiário para conhecer a produção de mel, a uma granja para verificar a produção de ovos, a viveiros para saber sobre enxertia (união dos tecidos de duas plantas) e a canaviais para aprender sobre corte e plantio de cana foram algumas experiências pelas quais passaram 33 jovens de São José do Rio Claro (distante a 315 km de Cuiabá). Eles fazem parte da Turma do Programa Jovem Aprendiz Rural (PJAR) realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Usina de Destilaria de Álcool Libra, sediada no município.

O Jovem Aprendiz Rural beneficia estudantes de 14 a 18 anos com aulas sobre agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedades agrícolas, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing, comercialização, promoção à saúde, comunicação oral e escrita, e atividades voltadas para a comunidade. "Além de aulas teóricas realizamos visitas técnicas à fazenda Agromar: uma para conhecer a fazenda e outra para observar o manejo de gado", conta Danrlei Tessari Floriano, de 16 anos, aluno do PJAR.

O programa é composto por oito módulos com duração de nove meses e carga horária de 600 horas. As aulas tiveram início em outubro de 2011 e vão até julho de 2012. “Esta é a primeira turma do programa em Mato Grosso e já estamos trabalhando o quinto módulo”, destaca Ana Izabel de Souza, uma das instrutoras do Senar-MT.  Ela e a colega Rosane Aparecida Ribeiro da Costa são as instrutoras responsáveis pelas aulas do Jovem Aprendiz Rural na Usina Libra.

Os alunos passaram por várias oficinas, entre elas a oficina de tecnologia, quando construíram um blog e uma revista sobre empreendedorismo. Essa ação pode ser vista pelo endereço eletrônico www.pjarsjrc.blogspot.com.  "Tivemos algumas dificuldades, pois para alguns alunos era o primeiro contato com a ferramenta para fazer um blog", relembra Danrlei.

Uma outra dinâmica marcante para Danrlei foi a exposição de trabalhos feita especialmente para os pais dos alunos. "Na ocasião pudemos mostrar tudo que aprendemos. Eles ficaram muito contentes com o nosso desempenho e aulas", conclui.