A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT realiza curso de panificação em Paranatinga

Post Image

A paixão pela culinária levou o estudante Bismark Júnior de Jesus Souza (19) a participar do curso de panificação caseira realizado em Paranatinga (a 386 km de Cuiabá) na última semana. O treinamento foi uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural do município. “Aprendi diversas formas de preparar massas, bolos, recheios e biscoitos, utilizando ingredientes simples e de baixo custo”, conta.

A turma foi composta por 14 alunos, sendo 12 mulheres. “Gosto de cozinhar há muito tempo. É sempre bom aprender algo novo. O meu objetivo era fazer para consumo próprio, mas se der certo, porque não comercializar e gerar renda?”, pondera o estudante, que mora com o pai e uma irmã de 12 anos.

“Já testei as receitas em casa e elas foram aprovadas. Eu gostei do curso, inclusive vou fazer o de derivados do leite, que está programado para acontecer aqui em Paranatinga. Indico o curso para quem quiser se capacitar”, diz.

A capacitação foi realizada pela instrutora do Senar, Nilda Luglis. Durante o curso, ela abordou formas levar qualidade e economia aos pratos.  “A ideia é demonstrar que receitas saborosas não são feitas precisamente de ingredientes caros e sofisticados. Basta que procuremos em nossas casas para observarmos quanta coisa pode ser bem aproveitada para a confecção dessas iguarias”, afirma.

O presidente do Sindicato Rural, Erotides Silva, lembra que o curso foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranatinga. “Cursos como este vêm capacitando milhares de pessoas no município. São treinamentos de no máximo de cinco dias, ou seja 40 horas, e totalmente gratuitos para o participante”, explica.

Cursos programados para Paranatinga em abril são o de Produção de Derivados do Leite (09.04), Doma Racional de Equinos (16/04), Associativismo e Cooperativismo (16.04), Aproveitamento da Palha de Milho na Confecção de Bonecas (23.04) e Beneficiamento e Conservação do Pescado (30.04). Outras informações podem ser obtidas no Sindicato pelo telefone (66) 3573-1069.

O Senar-MT é uma instituição de educação rural e junto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato.