A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Resultado de workshop do Senar será apresentado no VI CBSoja

Post Image

Os resultados obtidos nas discussões do workshop das cadeias da soja e do milho serão apresentados durante o VI Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), que será realizado este ano em Cuiabá, entre os dias 11 e 14 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. O workshop ocorre no dia 12 de abril e encerra o diagnóstico da qualificação da mão de obra de 16 cadeias produtivas no Estado feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) durante o "Workshop das Cadeias Produtivas", que teve sua primeira etapa realizada entre os dias 19 e 22 de março.  

Na manhã de hoje (29.03), os organizadores do CBSoja, Embrapa Soja (Londrina-PR) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), lançaram o Congresso no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan, agradeceu aos apoiadores do evento, entre eles o Senar-MT, destacando que sem eles seria impossível realizar um evento dessa magnitude. "Hoje é um dia histórico. Estamos a 72 dias do Congresso que tem importância internacional", contabiliza Cattelan. "O evento ganha mais destaque ainda porque será realizado em Mato Grosso, um estado que demonstrou ao mundo que é possível mudar a realidade por meio de investimento e pesquisa".

A CBSoja ocorre de três em três anos e neste ano terá como tema "Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável". O presidente do CBSoja, pesquisador da Embrapa Soja Ricardo Abdelnoor,  afirma que o foco do Congresso é tratar dos principais desafios e estabelecer as perspectivas relacionadas ao segmento. "Estão programadas oito conferências, seis palestras, 12 painéis, cinco minicursos e 11 sessões pôsteres", anunciou Abdelnoor. "As inscrições vão até o dia 31 de maio. Já temos 750 inscritos, mas o limite é de dois mil participantes. Isso para mostrar a importância do evento", analisa o presidente do Congresso.

O presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, destacou que dois fatores foram definitivos para o desenvolvimento da região Centro-Oeste: a construção de Brasília e o desenvolvimento  da sojicultura. "A cada emprego gerado em outros segmentos de produção, a cadeia da soja apresenta dez postos seja direto ou indiretamente", argumenta Fávaro.

A programação completa do Congresso Brasileiro da Soja e outras informações podem ser obtidas pelo site: www.cbsoja.com.br.

O Senar-MT é um dos apoiadores do VI Congresso Brasileiro de Soja e durante o CBSoja manterá um Stand no Centro de Eventos do Pantanal. É uma instituição de educação rural e junto com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato.