A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Workshop sugere novos treinamentos ao Senar-MT

Post Image

Cerca de 30 novos cursos serão formatados para serem incluídos no rol dos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que possui hoje em torno de 110 treinamentos. A divulgação do novo pacote de eventos começará no segundo semestre de 2012. Este foi um dos resultados alcançados ao final do Workshop das Cadeias Produtivas, promovido pela instituição de ensino rural nessa semana, em Cuiabá. "Nós saímos dos workshops muito felizes. A seleção das pessoas convidadas foi muito boa, isso resultou em um trabalho muito satisfatório", avaliou a facilitadora do workshop, a professora doutora em Economia Rural Viviani Silvia Lírio, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, também considerou um dos pontos fortes do workshop a participação das instituições convidadas. "Todas as instituições, organizações e empresas de pesquisas convidadas tiveram uma participação efetiva no evento, a exemplo da OCB (Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso), da Embrapa, universidades, órgãos do governo, IFMT, Acrimat, Acrismat, associação de apicultores, criadores de cavalos e também empresas privadas. Enfim, para nós esse evento foi um sucesso em termos de participação", citou.

De acordo com o superintendente, agora começa uma nova etapa do processo, que é mais interna. "O Senar e a UFV vão gerir todos os dados levantados, as informações e demandas que surgiram e organizá-las para a próxima ação que definir o que será transformado em treinamento e como ele se dará", resume.

A facilitadora lembra que essa organização de dados não será uma tarefa fácil. "Estamos com volume de trabalho gigantesco. Precisamos hierarquizar essas propostas, fazer um cruzamento de conteúdo, verificar nas outras instituições parceiras e nas outras unidades de Senar o que já existe para não haver sombreamento, para retornar inclusive para esses mesmos participantes um rol de propostas de cursos para que eles possam permanecer validando o processo", justifica. 

Os organizadores lembram que o evento não terminou. O encontro dos representantes da cadeia da soja e milho está marcado para o dia 12 de abril, das 08 às 12h, na sede do Senar-MT.