A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mercado também exige qualificação de pequenos produtores

Post Image

Cerca de R$ 11 milhões foram investidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na agricultura familiar do Estado no ano passado. O valor se refere à compra de produtos realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, ligado ao Fome Zero do governo federal. A informação foi repassada pela engenheira agrônoma da Superintendência Regional de Mato Grosso da Conab, Francielle Guedes, durante o quarto dia do Workshop das Cadeias Produtivas. O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com objetivo de verificar as necessidades de qualificação profissional rural no Estado. Pela manhã participaram da atividade representantes das cadeias da fruticultura, da mandioca e da olericultura (horta).

Para ela, a iniciativa do Senar-MT em ouvir os envolvidos nos segmentos da agricultura familiar é extremamente positiva. “Tendo em mãos informações sobre os cursos ofertados pelo Senar (em Mato Grosso) e ao percebemos alguma deficiência do pequeno agricultor poderemos indicar as capacitações oferecidas pela instituição”, antecipa Francielle Guedes.

De acordo com a agrônoma, o montante investido no Estado em 2011 contemplou em torno de sete mil pequenos produtores, que estão organizados em mais de 60 associações e/ou cooperativas localizadas em 45 municípios mato-grossenses. “São mais de 2.500 produtos negociados e doados simultaneamente às instituições que trabalham para garantir a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica Francielle.  Conforme ela,  frutas e hortaliças são os principais produtos negociados.

“A Conab não pode adquirir produtos de pessoa física e a desarticulação dos agricultores familiares em cooperativismo e associativismo acaba tornando-se um obstáculo para a comercialização dos produtos dos pequenos produtores”, revela a agrônoma indicando que cursos do Senar-MT capacitam os alunos nessa área.

Ainda participaram da atividade representantes da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), da Mundial Agrícola e dos Sindicatos Rurais de Cuiabá e de Sinop.

A tarde o encontro será com os representantes das cadeias produtivas dos sistemas florestais e apícola.