A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Piscicultores encerram primeiro dia de Workshop

Post Image

Encerrando as discussões das cadeias produtivas do primeiro dia, cerca de 30 pessoas, entre representantes de universidades, instituições, associações e Governo, ligadas à piscicultura do Estado expressaram suas opiniões em relação aos cursos de qualificação para o segmento promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A presidente da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), Maria da Glória Bezerra Chaves, avaliou com positiva a iniciativa do Senar-MT em ouvir os envolvidos em cada segmento, pois segundo ela, muitos pescadores aprendem observando a natureza e cada um desses ensinamentos é passado no dia a dia para os membros da associação, que hoje são 102. "Temos muita satisfação em contribuir para a melhoria dos cursos ofertados pelo Senar", considerou. "Achei a iniciativa maravilhosa".

Entre os gargalos apontados pela Aquamat estão a insegurança ambiental, pela demora na votação do novo Código Florestal, o alto índice de informalidade do setor e a grande demanda por qualificação da mão de obra. "Todos querem um funcionário bem preparado. E demora para uma pessoa ser treinada", lembra.

O workshop continua com atividades até quinta-feira (22.03). Nessa terça-feira (20.03) se reúnem no Senar-MT representantes das Cadeias produtivas do Algodão, pela manhã, e da Cana-de-Açúcar no período da tarde.

Cadeia produtiva de peixe – Mato Grosso lidera o ranking nacional na produção de peixe nativo, com 36 mil toneladas/ano e está em quinto lugar no ranking da produção de peixe de água doce no Brasil.