A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Integrantes da cadeia produtiva participam de Workshop do Senar

Post Image

Mato Grosso é estado brasileiro que mais exporta algodão. Do total exportado pelo Brasil nos dois primeiros meses de 2012, que foi de 110.582 toneladas, a participação mato-grossense atingiu 47%. O mercado continua em expansão, já que o volume enviado ao exterior representa 109% a mais do que no mesmo período de 2011. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea)

Reconhecida como importante geradora de emprego e renda para o Estado, a cadeia produtiva da cotonicultura enviou cerca de 30 representantes na manhã dessa terça-feira (20.03) para participar do Workshop das Cadeias Produtivas, evento que até quinta-feira (22.03) debaterá sobre os cursos de qualificação ofertados pela instituição de ensino rural para 16 segmentos. O evento está sendo realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em Cuiabá.

O assessor executivo do Conselho Estadual das Associações de Revenda de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (CEARPA), Walter Valverde, participa dos debates. Ele explica que para o sistema de produção como um todo a capacitação profissional é fundamental. “Os cursos ofertados pelo Senar contribuem para melhorar o conhecimento de todos que fazem parte da cadeia de produção. Melhorando o grau de conhecimento de ponta a ponta”, analisa.

O representante do Senar-Central, Paulo Martorello Luz, acompanha até quinta-feira as discussões geradas nos encontros. Ele considera interessante o modelo escolhido pelo Senar-MT e Universidade Federal de Viçosa (UFV), facilitadora do Workshop, para a realização do evento. "No Senar-Central estamos mapeando por estado a qualificação do trabalhador rural. O Senar-MT está um passo à frente.  Podendo vir a servir de modelo para expandirmos essa analise de portfólio para outros estados", analisa. "Nos preocupamos em atender de forma adequada ao mercado de trabalho, por isso, nada mais justo que ouvir quem lida com isso no dia-a-dia", aponta.

As discussões continuam à tarde com representantes da Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar.