A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Carla Patrícia acredita que inovar é preciso

Post Image

Durante a Semana da Mulher o Sistema Famato/Senar homenageou mulheres que vivem do meio rural. Hoje iremos conhecer mais uma dessas flores do campo.

A gerente Carla Patrícia Pereira Gomes, 27, surpreendeu familiares e colegas do curso de Rédea de Equinos realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de São José do Xingu (952 km de Cuiabá) para os funcionários da Fazenda Bang-Bang. O treinamento ocorreu no mês de agosto do ano passado e tem objetivo de treinar o animal a marchar, fazer baliza, prova de tambor entre outras manobras.

Ela foi a única mulher da turma de 15 alunos a participar do treinamento. “Não tinha noção nenhuma de como lidar com o cavalo”, admite. Ao ser questionada se sofreu algum tipo de preconceito, Carla Patrícia nega, mas lembra que sempre ouviu ‘piadinhas’. “No começo do curso foi engraçado. Os meninos brincavam comigo dizendo que eu não conseguiria dominar o cavalo. Ninguém acreditava que eu fosse terminar o curso”, comentou. “Mas eu mostrei a todos que eu sou capaz e posso fazer o mesmo que eles ou até melhor”,revelou. Segundo a aluna, o próprio instrutor do treinamento avaliou que ela teve um bom desempenho. “Ele me incentivou muito falou que apesar de eu nunca ter participado de provas já tinha estivo de amazonas”.

Carla Patrícia é solteira, mora com a mãe e uma irmã em São José do Xingu. Ela conta que sua curiosidade colabora para aprender coisas novas. Essa característica tem mudado a rotina da família. “Tenho uma irmã casada com um capataz da fazenda. Quando ela soube que estava fazendo o curso de Rédea de Equino deu gargalhada, disse que era coisa de homem. Agora, que me sai bem ela se animou, disse que se tiver outro quer participar”, conta orgulhosa.

E ao que parece, a gerente não quer parar de surpreender. No futuro pretende participar do treinamento de inseminação artificial de bovinos, também oferecido pelo Senar. “É um curso que tem pouca participação feminina, mas acredito que nós temos condições de fazer qualquer capacitação que surgir, depende do que a mulher quer para si. Eu quero sempre inovar”, concluiu.

Veja as mulheres homenageada pelo Sistema Famato/Senar esta semana: Maria Madalena, Maria Auxiliadora, Leane Altmann e Cecília Stafuzza.