A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar e Setas são parceiros em qualificação profissional

Post Image

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT) e o Governo do Estado para a realização do Mutirão Rural da Cidadania já começa com bons números. Segundo o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, só nos dois primeiros eventos realizados nessa semana foram realizados cerca de 6000 atendimentos às comunidades rurais de Mato Grosso. "O mutirão já começou. Já tivemos dois eventos. Ontem (06/03) ocorreu o evento em Nobres e já existe um cronograma para todo o estado de Mato Grosso", revela Rui Prado.

A declaração foi dada durante solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica celebrado entre as entidades na manhã de quarta-feira (07.03), no auditório Antônio Ernesto de Salvo, na sede do Senar-MT.  "Nós pretendemos fazer a inclusão social das pessoas que estão no campo, sabemos da dificuldade delas quando precisam solicitar a confecção de documentos. Nos mutirões as instituições parceiras vão até o campo e levam esses serviços aos produtores rurais e seus familiares. Para nós isso é muito gratificante", disse Prado, informando que a expectativa do Senar para 2012 é realizar cerca de 200 mil atendimentos, alcançando em torno de 50 mil pessoas.

A secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, lembrou que a secretaria realizava o mutirão apenas na zona urbana e agora com a parceria com o Senar atenderá a zona rural, carente desse tipo de atividades. "Só temos a agradece essa parceria que irá levar todos esses serviços aos nossos pequenos produtores rurais", avalia a secretária. "Sabemos que é o Senar que tem Know-how nesse assunto", completa.

Copa em Ação – Após a assinatura dos termos os presentes puderam acompanhar parte do curso de Beneficiamento e Conservação de Pescado com a turma da Comunidade Souza Lima, de Várzea Grande, na cozinha industrial do Cenarium Rural. A atividade faz parte do Programa Copa em Ação, voltado para as comunidades da Baixada Cuiabana com vistas a prepará-las para as oportunidades de geração de emprego e renda com o advento da Copa 2014.

Entusiasmado com a técnica de tirar espinhas de peixes, Rui Prado e Roseli Barbosa colocaram a "mão na massa". Com avental, luvas e faca puderam experimentar a técnica ensinada pela instrutora Edileuza Santos.

"Mato Grosso neste momento precisa muito dessa mão de obra. Nós temos um boom em várias áreas, inclusive na gastronômica", analisou Roseli. "Vamos participar capacitando pessoas ligadas ao meio rural. Na Baixada Cuiabana, temos o Sindicato Rural de Cuiabá que faz esse trabalho. Queremos implementar mais cursos para que as pessoas desta localidade sejam qualificadas e capacitadas, inclusive para prestar um serviço melhor na época da Copa", completou Prado.

Além do presidente do Sitema famto/Senar e da secretaria da Setas, o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, participou do evento. O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para aperfeiçoamento e qualificação em diferentes ocupações. A entidade faz parte do Sistema Famato, assim como a federação, que representa 86 Sindicatos Rurais, e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).