A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Cavalgada Rural movimenta Santo Antônio aos sábados

Post Image

Hoje, 1º de março, comemora-se o Dia do Turismo Ecológico. Conforme definição da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), este é o segmento de atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambiental, promovendo o bem estar das populações envolvidas, gerando oportunidade e renda. Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Tiago Mattosinho, a atividade é uma ótima oportunidade de geração de renda para a população dos municípios que têm vocação para o turismo ecológico.
Uma das atividades do Turismo Ecológico é a cavalgada. O Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leveger (a 27 km de Cuiabá), realiza a Cavalgada Rural no município em sábados alternados. Até agora, 43 turmas foram treinadas. Segundo o instrutor do curso, Edson Andrade, no próximo sábado (03/03) haverá aula. “A própria Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pede que a cavalgada ecológica seja fomentada, pois cerca de 32% dos turistas que vêm ao Brasil querem fazer cavalgada”, explica o instrutor.
“Os animais são cedidos pelo sindicato, são mansos, inclusive usados na equoterapia. As turmas são compostas por no máximo dez pessoas. Temos três picadores (pagens) para cada grupo de três turistas. A cavalgada é bem segura”, conta. O instrutor afirma que os alunos entram em contato com os cavalos, montam, passam por rios, por vias abertas no meio da natureza, praias e portos de areia. Cada cavalgada dura de três a quatro horas.
Informações sobre a Cavalgada Rural podem ser obtidas no Sindicato de Santo Antônio do Leverger, que fica na rodovia Palmiro Paes de Barros, nº 800, no Parque de Exposição, ou pelo celular 9977-8327.
O Senar é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para aperfeiçoamento e qualificação em diferentes ocupações. Ao lado de entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato.