A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar une parceiros da cadeia do leite

Post Image

Com o objetivo de capacitar a mão de obra e elevar a profissionalização no setor leiteiro em Mato Grosso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem trabalhado forte para integrar novos parceiros. Nesta quinta-feira (09/02), o Senar-MT ganhou mais um aliado: a Associação Mato-grossense dos Criadores de Gir (Gir-MT), que assinou um termo de cooperação técnica para levar cursos do Senar-MT a seus associados.

De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, o desenvolvimento da cadeia leiteira é uma das metas do setor para este ano. "Estamos desenvolvendo diversas ações para o fortalecimento da cadeia do leite, pois acreditamos que esse é um setor muito promissor para os próximos anos. Para isso, temos que nos organizar e unir todos os elos nessa tarefa".

A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) e dos sindicatos rurais de Mirassol D'Oeste, Cáceres, Araputanga e São José dos Quatro Marcos, onde ocorrerão os treinamentos.

"O Senar e os sindicatos rurais nos auxiliaram com o primeiro Congresso do Leite (Congreleite) realizado no ano passado em Mirassol D´Oeste. Desse evento surgiram muitas demandas para cursos voltados ao setor. Não adianta proporcionarmos o conhecimento teórico e não colocarmos em prática", argumentou Florindo Gonçalves, presidente da Gir-MT.

Atualmente, Mato Grosso ocupa a 10ª posição no ranking nacional da produção leiteira. A meta para os próximos dois anos é chegar à quinta colocação. O presidente da Aproleite, Alessandro Casado, ressalta que os maiores entraves do setor leiteiro mato-grossense são a carência de conhecimento técnico e genética avançada.

"Temos as condições naturais ideais para a produção de leite e também acesso a alimentos mais baratos por conta da nossa produção de grãos. Mas precisamos avançar no melhoramento genético e nas questões sanitárias e de manejo. Para sanar essas dificuldades, vamos trabalhar juntos na realização de treinamentos específicos do Senar-MT, como o que trata da Instrução Normativa (IN) 62, que trata da qualidade do leite e de inseminação artificial em bovinos".

Serão oferecidos os seguintes cursos: Inseminação Artificial, Qualidade do Leite, Doma Racional Manejo, Casqueamento e o programa de gestão Negócio Certo Rural. "Ao final dos cursos, os produtores e participantes receberão uma consultoria para avaliar os resultados", afirma o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

A partir de março, simultaneamente com os treinamentos, o Senar-MT iniciará rodadas de discussões com palestras e workshops voltados ao setor. A medida faz parte de um realinhamento que a instituição tem feito nos cursos profissionalizantes por cadeias de produção. "O objetivo é traçar um sistema que identifique todas as etapas de um processo produtivo na agropecuária. Como no setor de leite, por exemplo, que vai desde a ordenha ao consumidor final no supermercado", explica Mattosinho.

O Senar-MT faz parte do Sistema Famato, que reúne ainda a Famato – entidade que congrega e representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT).