A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Cavalaria da PM recebe curso do Senar

Post Image

Para atender a demanda em relação ao aumento do efetivo do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar (PM) de Cuiabá e Várzea Grande, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, conclui nesta sexta-feira (2), o Curso de Casqueamento de Equinos. O treinamento, que iniciou na segunda (28.11), consiste em cuidados com o casco dos cavalos empregados na unidade.

"O propósito do Senar-MT é buscar cada vez mais parcerias com entidades que se relacionam com os diversos setores da agropecuária. Este treinamento mostra o quanto é possível atuarmos em conjunto", disse o superintendente da entidade Tiago Mattosinho.

As aulas ocorreram em período integral, no Centro de Instrução do Regimento de Cavalaria, em Várzea Grande. Ministrou o curso o instrutor do Senar do Distrito Federal, Wanderley Veloz – capitão reformado do Exército com experiência internacional (França).

Participaram do curso, com carga horária de 40 horas/aula, 15 alunos.
Segundo o comandante da unidade, o tenente coronel Alberto de Barros Neves, o curso faz parte do processo de capacitação profissional e ampliação da estrutura de segurança exigida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O Regimento de Cavalaria é composto atualmente por 32 policiais. Até a realização da Copa do Mundo, segundo Barros, deverão ser 180 profissionais.

O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. Assim como os 86 sindicatos rurais de Mato Grosso, representados pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, faz parte do Sistema Famato.