A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT planeja cursos focados nas cadeias produtivas de MT

Post Image

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) se reuniram nesta sexta-feira (25) com membros da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo do encontro foi tratar sobre a reformulação dos cursos do Senar-MT que serão divididos por cadeias produtivas de Mato Grosso.

"Queremos trabalhar com essas entidades de forma integrada. Um dos objetivos do planejamento estratégico do Senar é organizar os cursos de acordo com as cadeias e setores produtivos de Mato Grosso", informou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

A Sedraf, por exemplo, e as demais entidades desenvolvem atividades e treinamentos específicos relacionados à produção de leite, pscicultura, ovinocaprinocultura, apicultura, frutas, verduras e legumes (FLV), mandiocultura, entre outras áreas.

Para evitar que o Senar-MT, assim como estas entidades, façam ações repetitivas, elas planejarão juntas os cursos que melhor atenderão as necessidades dos produtores e trabalhadores rurais.

O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, cujo o objetivo é mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) – que representa os 86 sindicatos rurais do Estado – forma o Sistema Famato.