A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Meta de atendimento em 2011 mais que dobra

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) comemora o sucesso do programa Mutirão Rural, que leva às populações mais distantes do estado serviços assistenciais em diversas áreas. Neste mês de novembro, o Mutirão atingiu a marca de 53 mil atendimentos em 23 eventos, superando assim a expectativa para o ano, que era de 25 mil atendimentos.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, uma remodelação no formato do evento foi o que permitiu dobrar o número de atendimentos. "Tradicionalmente, nos deslocávamos de Cuiabá para o local do evento e retornávamos à sede do Senar-MT, o que geralmente durava três dias, pois eram dois dias só de percurso. Após alguns ajustes com a equipe, no objetivo de angariar parcerias mais consistentes, decidimos realizar os mutirões rurais em várias localidades de uma só vez por meio de uma 'rota' predefinida em várias localidades. Para o ano que vem, já estamos revendo os produtos e serviços oferecidos pelo Mutirão e vamos inovar ainda mais".

Durante os eventos, os participantes têm a oportunidade de receber atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, lazer, bem como emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e certidão de nascimento). O Mutirão é realizado em parceria com os sindicatos rurais, prefeituras, órgãos estaduais e envolve empresas e as comunidades locais no trabalho voluntário. "Interessante notar que hoje muitas instituições têm feito uma administração humanística de fato. E isso é louvável", disse o coordenador do Mutirão, João Vargas.

Foi o caso de Conquista D’Oeste, destaque no mês de outubro, quando foram realizados 7,4 mil atendimentos. O evento contou com a parceria de uma empresa local, a Mineradora Apoena. De acordo com a supervisora de responsabilidade social da empresa, Vida Maria Souza, a organização já realizou três eventos nesses moldes, mas nessa edição teve a oportunidade de contar com o apoio Senar-MT.

"Aliamos nossos esforços numa mesma ação, integrando o nosso projeto social com o Mutirão Rural. Com isso, ganhamos eficiência, e a comunidade ganhou mais serviços. Sem essa parceria, seria impossível atingirmos esse número de pessoas". Vida Souza informou ainda que no dia do evento foram entregues à população 900 títulos de eleitor que aguardavam despache.

Para levar cidadania aos municípios mais distantes da capital, a caravana já percorreu mais de 30 mil quilômetros. Conforme o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, esses números deverão ultrapassar 35 mil quilômetros, pois ainda restam 14 municípios para sediar o Mutirão. "Com isso, acreditamos que o número de atendimentos deverá chegar à casa dos 60 mil neste ano".

O Senar-MT deu início aos trabalhos de mutirões rurais em 1996, quando fez seu primeiro evento na comunidade de Aricá, no município de Cuiabá. De lá para cá, os resultados positivos fizeram com que a instituição mantivesse os trabalhos anuais. Participam dos eventos entidades como a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cooperativas e associações rurais.

O Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso) é a entidade que atua na profissionalização rural voltada a homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e os Sindicatos Rurais, compõe o Sistema Famato.