A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar treina produtores sobre classificação de grãos

Post Image

José Guarino cultiva uma área de 500 hectares no município de Sapezal, região Oeste de Mato Grosso. Os cuidados com a lavoura lhe renderam 2,7 mil toneladas (t) de grãos na safra 2010/2011, sendo 1,8 mil/t de soja e 0,9 mil/t em milho. No entanto, quando foi entregar a produção ao comprador, teve uma surpresa: os descartes. "Pelo menos 25% da soja e 15% do milho foram descontados devido a irregularidades dos lotes. Na soja, o problema maior foi com grãos ardidos", lamentou.

Quando o produtor chega com o caminhão no armazém ou na trading para descarregar o produto, são coletadas amostras para que sejam verificadas quantidades de impurezas – umidade, grãos imperfeitos e ardidos. "Quanto mais puros são os grãos, maior é o valor do lote", explica a engenheira agrônoma, Raquel da Silva Sá, classificadora de soja, milho, arroz e feijão pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para auxiliar produtores a compreender o processo de classificação feito nas transações comerciais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso, oferece o curso de Classificação de Produtos de Origem Vegetal. "O objetivo é levar aos participantes informações sobre a metodologia utilizada pelos compradores de grãos durante a aquisição de soja e milho. Com esse aprendizado, eles terão o conhecimento técnico para acompanhar os procedimentos de descontos e poderão saber se o preço pago é devidamente correto", explica Rui Prado, presidente do Sistema Famato/Senar.

Como suporte, a Aprosoja montou uma cartilha de procedimentos de descontos que contribuem para o entendimento entre produtores e compradores. Uma simulação feita pela entidade utilizando a cartilha mostra que o produtor chegou a pagar 0,62 saca por hectare na safra 2009/2010 por conta de divergências na padronização da classificação de grãos no estado.

Para prepará-los na comercialização da próxima safra 2011/12, já estão programados, até janeiro de 2012, cursos para os municípios de Canarana, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso e Tapurah. Os participantes devem ser alfabetizados e a idade mínima exigida é 18 anos. Para obter mais informações, os interessados podem se dirigir ao Sindicato Rural mais próximo e aos núcleos da Aprosoja, parceiros do programa.

O Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso) é a entidade que atua na profissionalização rural voltada à homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e os Sindicatos Rurais, compõem o Sistema Famato.