A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar define agenda de cursos de 2012

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) finalizou o Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2012, cujo objetivo é planejar os novos cursos que serão oferecidos pela entidade. Para o próximo ano, a meta do Senar-MT é capacitar 39.885 pessoas – o que representa um aumento de 23% em relação ao total de produtores e trabalhadores rurais que serão qualificados até dezembro deste ano (32.475) e 44% a mais quando comparado ao ano passado (27.765).

Em 2010, a entidade realizou 1.851 treinamentos. Até o fechamento deste ano, a expectativa é fazer 2.165 cursos. Para o ano que vem, estão previstos 2.659 capacitações.

"A educação é o principal agente de mudança de uma sociedade. O Senar-MT contribui para isso, oferecendo cursos gratuitos de Formação Profissional Rural e Promoção Social aos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares", pondera o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Segundo o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, atualmente a entidade disponibiliza 108 diferentes tipos de treinamento, todos com o objetivo de formar alunos para trabalharem numa atividade específica ou para melhorar a renda.

Os sindicatos rurais fazem a solicitação dos cursos ao Senar-MT conforme a demanda de cada região. Mattosinho explica que os treinamentos mais requisitados são de operadores de máquinas agrícolas, manejo e recuperação de pastagens, confinamento de bovinos, piscicultura, armazenamento e classificação de grãos, inseminação artificial de bovinos e para a NR 31.8, que trata da saúde e segurança do trabalhador.

"O principal entrave que encontramos atualmente é mão de obra qualificada para operação de máquinas agrícolas, mas estamos investindo neste setor. Dobramos a capacidade de instrutores para oferecer treinamento de máquinas agrícolas. A partir de 2012, os treinamentos serão oferecidos por cadeias de produção. Faremos o credenciamento de 150 profissionais para realizar cursos nas diversas cadeias produtivas do Estado", informou Mattosinho.

Para verificar os cursos que estarão disponíveis a partir de 2012, os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares podem procurar o sindicato rural mais próximo.

O Senar-MT, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) – que representa 86 sindicatos rurais do Estado – e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), faz parte do Sistema Famato.