A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

SENAR oferece curso de Instalação de Cerca Eletrificada no Cam

Post Image

Produtores rurais e alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do município de Confresa, estão preparados para exercerem a função de instaladores de cerca eletrificada. A capacitação ocorreu entre os dias 26 e 30 de setembro, por meio do curso de Cerca Elétrica para Bovinos, Ovinos e Suínos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O treinamento realizado no setor de zootecnia do Campus Confresa é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Agricultura do município, coordenada pelo médico veterinário José Pereira Cordão Sobrinho, professores e o Senar.

Segundo o instrutor do Senar, Fernando Alcântara, o objetivo do treinamento é fazer com que o profissional da área, tanto o trabalhador rural quanto os alunos do IFMT se qualifiquem no mercado de trabalhado e se conscientizem de como fazer a cerca elétrica da maneira correta. "Explicamos como se faz a cerca, quais os aparelhos e isoladores de maior qualidade e confiabilidade, além de informações sobre a segurança dos trabalhadores".

Conforme o instrutor a demanda da região Norte Araguaia é grande. Para se ter uma ideia, no chamado "Nortão" de Mato Grosso a cerca é cada vez mais popularizada por causa da economia de matéria-prima (madeira, arame e até mão de obra). Fernando explica que "a distância entre as estacas da cerca convencional é de cinco metros, já a cerca elétrica, instalada em lugares planos, pode-se colocar um espaçamento de vinte metros usando apenas três fios de arame, enquanto que na convencional usa-se quatro ou cinco fileiras".

Durante o treinamento os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam com a montagem de uma cerca elétrica para ovinos, com aproximadamente mil metros de comprimento. O encerramento contou com a presença do supervisor regional do Senar, o agrônomo Kleber Müller.