O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou curso na modalidade de Ensino à Distância (EAD) para médicos veterinários da iniciativa pública e privada, direcionado para o controle e a erradicação do Mormo e da Anemia Infecciosa Equina (AIE). A iniciativa faz parte do plano de ações do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
A legislação prevê que para a prevenção, controle e erradicação do Mormo em todo o território nacional, a colheita de amostras sorológicas para os testes diagnósticos para movimentação animal somente podem ser executadas por médico veterinário habilitado. Os profissionais devem estar registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária e aprovados em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial.
Para o médico veterinário e analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho, o curso disponibilizado gratuitamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa é uma ferramenta importante de capacitação para os profissionais do setor. “O curso EAD possibilita o credenciamento no Mapa e habilita o profissional para atuar no controle e erradicação do Mormo e da AIE, atendendo todas as exigências conforme prevê a regulamentação”, apontou.
Em caso de dúvidas entrar em contato com o Mapa pelo e-mail:
Para a acessar a plataforma virtual da Embrapa clique aqui: https://www.embrapa.br/e-campo/capacitacao-especifica-sobre-programa-nacional-de-sanidade-dos-equideos-pnse