A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apresentou aos leiloeiros rurais de Mato Grosso o Sistema de Recolhimento de Taxas, desenvolvido pela entidade. O objetivo do sistema é facilitar a emissão de guias para pagamento referentes aos leilões realizados no Estado.
Além da emissão de guias para pagamentos, o sistema permite que o leiloeiro atualize seus dados para a Famato e cadastre um evento. Também é possível consultar um leilão já cadastrado no sistema.
"Esse sistema foi criado para ajudar o leiloeiro a estar em dia com as obrigações legais. Ele vem para aperfeiçoar a relação da Famato com os leiloeiros, por isso é importante o uso da nova ferramenta", destaca o diretor de Relações Institucionais da Famato e presidente da Comissão de Leilões da entidade, Rogério Romanini.
O presidente da Associação dos Leiloeiros Rurais de Mato Grosso, Washington D’Ávila, que conta com 62 associados, acredita que o novo sistema trará avanços para a classe. "Acredito que esse seja o primeiro passo para colocarmos em ordem a vida do leiloeiro. Agora ficou bem mais fácil cumprirmos com as nossas obrigações, pois tudo que tínhamos que nos deslocar para fazer vamos poder fazer por meio digital", diz D’Ávila.
O sistema está disponível no www. sistemafamato.org.br/portal/famato/leiloeiros.php.
A Famato é a entidade que representa 87 sindicatos rurais. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato.