
SOBRE O SINDICATO
“O Sindicato Rural, entendido como uma instituição, representa um processo de mudanças sociais e econômicas introduzindo inovações através de suas atividades no meio ambiente da sociedade ligada a toda conjuntura agropastoril”. (VIEIRA,1994).
Os Sindicatos são associações civis formadas por membros de uma mesma classe ou categoria profissional e econômica, que visam coordenar, representar e defender os interesses e direitos de seus associados, relativos ao exercício de suas atividades.
Por sua vez, os sindicatos de empregadores e trabalhadores rurais visam congregar os membros das respectivas categorias, defender seus interesses de maneira organizada e solidária, em prol da valorização e desenvolvimento socioeconômico de seus membros, através do fomento da agropecuária em seus municípios.
O Sistema Sindical Rural é a voz e a força do produtor rural, sendo ele composto por Sindicatos Rurais Municipais, Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Objetivos
Destacam-se alguns objetivos básicos do Sindicato Rural:
► Congregar os membros da categoria de maneira organizada e solidária.
► Representar e defender os interesses do produtor, com vistas à sustentabilidade do setor agropecuário e à melhoria da qualidade de vida no setor rural.
► Representar a categoria junto aos conselhos, comissões, comitês, fórum de debates, programas e outros canais de representação, debater, reivindicar, sugerir, buscar respostas e apresentar sugestões para a solução dos problemas do setor rural.
► Promover o desenvolvimento da sociedade e do município.
► Consolidar as alianças estratégicas, relacionando-se com entidades privadas e públicas por meio de parcerias, na busca de soluções para os problemas rurais.
► Colaboração com os poderes públicos, como órgão técnico e consultivo, na busca de soluções para o setor.
► Introdução de inovações no meio rural.
► Desenvolver ações junto à categoria que promovam mudanças sociais e econômicas.
► Ação fomentadora de desenvolvimento técnico-científico e da categoria que representa a agropecuária.
► Ação de apoio, prestação de assistência e serviços à categoria.
► Transferência e divulgação de informações precisas à sociedade, aos produtores rurais.
► Promoção social e formação profissional do homem do campo.
Recursos Financeiros
As principais fontes de recursos financeiros de uma entidade sindical rural são:
– Contribuição Sindical Rural – CSR;
– Contribuição Confederativa;
– Contribuição Social (anuidades ou mensalidades fixadas aos seus associados);
– Sobras auferidas com a realização de eventos direcionados à sua categoria (leilões, exposições, feiras, semanas ruralistas, outros eventos);
– Aluguéis de imóveis;
– Donativos;
– Subvenções e convênios.Conheça mais sobre a atuação do Sindicato Rural: