ÁREAS DE ATUAÇÃO

A estruturação de uma entidade sindical rural, a sua departamentalização, aliada à formação e ao aperfeiçoamento de seus recursos humanos, também pode ser direcionada à prestação de serviços e assistência aos seus associados, bem como à realização de eventos de interesse da classe, objetivando fomentar o desenvolvimento da categoria que representa.
Essencialmente, o Sindicato pode atuar nas mais diferentes áreas que compõem o setor agropecuário e de interesse de seus associados. Destacam-se algumas:

1- Assessoramento, assistência e orientações preventivas nas áreas trabalhista, previdenciária, fiscal, tributária, fundiária, econômica e gerencial.

2- Assistência técnica e prestacional nas áreas agronômica, veterinária, zootécnica e contábil.

3- Contabilidade fiscal e trabalhista: orientações e preenchimento das declarações rotineiras como Imposto Territorial Rural (ITR), Imposto de Renda, Declaração de Isento, Ato Declaratório Ambiental (ADA), Declaração de Propriedade (DP), do Incra.

4- Orientações sobre crédito rural, Pronaf, emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

5- Serviços de despachante

6- Orientações e formulação de contratos e distratos.

7- Negociações em conjunto, convenções e acordos coletivos.

8- Realização de exposições, feiras, leilões, torneios e rodeios.

9-Promoção de conferências, palestras e excursões técnicas.

10- Cursos e treinamentos de formação profissional rural e atividades de promoção social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

11- Divulgação de matérias de interesse do produtor rural, nas áreas técnica, de política de classe e informações gerais.

12- Atividades sociais, como jantares de confraternização, comemorações, atividades de lazer, convênios que viabilizem assistência médica e odontológica.

13- Convênios com o comércio local visando a melhores condições de negociação para os associados, como a estratégia do Cartão Produtor.

14- Trabalhos integrados com os diversos órgãos ligados à atividade agropecuária.

15- Parcerias que possibilitem prestação de serviços, como a patrulha mecanizada e patrulha rural.

16- Atividades que estimulem a participação das mulheres e dos jovens ligados ao setor rural.