O Sindicato Rural de Jaciara, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT), promoveu, nos dias 15 e 16 de outubro, mais uma edição do Mutirão Rural. A ação ofereceu atendimentos de saúde, orientação jurídica e serviços sociais gratuitos a moradores da área urbana e da zona rural do município.
A programação do evento ofereceu consultas de oftalmologia e odontologia, plantão jurídico e ações sociais como corte de cabelo, penteados e design de sobrancelhas, realizados por profissionais e voluntários. A iniciativa é contou com o apoio da Justiça Comunitária, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Cartório Eleitoral, Prefeitura Municipal, Faculdade Eduvale e de outras instituições parceiras.

O Senar MT levou a Vitrine da Carne, com demonstrações de técnicas de cortes. A atividade buscou orientar consumidores e trabalhadores do setor sobre melhor aproveitamento e qualidade do alimento.
A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, destacou o objetivo do mutirão: “Eventos como o Mutirão aproximam serviços essenciais da população do campo, promovendo saúde, cidadania e inclusão. Nosso objetivo é garantir que o produtor e sua família tenham acesso a atendimentos que muitas vezes não chegam com facilidade à zona rural. ”
Para a mobilizadora Andreia Nascimento, a iniciativa reduz barreiras de acesso. “Trazer profissionais e instituições para perto diminui distâncias e facilita exames, orientações jurídicas e capacitação”, disse.

Moradora da zona rural, a produtora Andreia Ferreira da Silva avaliou a experiência. “Aproveitei para fazer exame de vista e consultar o oftalmologista. Enquanto aguardava, participei de um curso de artes em couro e fiz meu copo de tereré. O evento é maravilhoso”, comemorou.
Texto: Assessoria/Sindicato Rural de Jaciara