Em dois dias de atendimentos intensos e cheios de significado, o caminhão do Mutirão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) fez parada em Nova Monte Verde, onde transformou o pátio do Sindicato Rural do município em um verdadeiro espaço de cidadania. Nos dias 24 e 25 de julho, mais de mil pessoas foram acolhidas com atendimentos médicos, odontológicos, oftalmológicos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações gerais sobre prevenção e cuidados com a saúde.
Durante as consultas oftalmológicas, os pacientes que apresentaram necessidade de correção visual puderam escolher a armação dos óculos no próprio local. Posteriormente, os óculos são confeccionados e entregues gratuitamente, garantindo mais qualidade de vida para quem precisa.

O Mutirão também ofereceu serviços de beleza, como corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas, além da tradicional vitrine da carne, que atraiu a atenção dos participantes ao apresentar técnicas de aproveitamento e valorização dos cortes. A presença da unidade móvel equipada com consultórios reforçou o compromisso do Senar-MT em levar dignidade e cuidado às comunidades rurais.

A ação só foi possível graças à solicitação do presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, Edivar Alves Teixeira, que não mediu esforços para garantir que os moradores da região tivessem acesso a esses serviços. Segundo Edivar, a realização do mutirão é motivo de orgulho e emoção para quem acompanha de perto as dificuldades enfrentadas por quem vive longe dos centros urbanos.
“Ver a alegria nos olhos de cada pessoa atendida é algo que não tem preço. São mães, pais, crianças e idosos que, muitas vezes, não conseguem uma consulta médica, odontológica ou com oftalmologista com facilidade. Trazer o Mutirão Rural para Nova Monte Verde é, acima de tudo, um ato de respeito e compromisso com nossa gente. O sindicato rural está de portas abertas para servir, e essa parceria com o Senar-MT tem mudado realidades no campo”, afirmou o presidente Edivar.

Quem também celebrou a iniciativa foi dona Marina Marsales, uma das moradoras atendidas pelo mutirão. “Essa ação é muito importante, porque muitas pessoas realmente precisam, e nem todas têm condições de buscar recurso particular, assim como eu. E graças a Deus vocês estão aqui para nos ajudar. Muita gente, com certeza, vai ser ajudada nesse programa”, disse emocionada. Ela contou que chegou ao local às três e meia da manhã para garantir atendimento na área de oftalmologia. “Foi tudo muito bem organizado, muito bem atendido. Só tenho a agradecer, não tenho do que reclamar”, disse.
O supervisor do Mutirão Rural, Edson Fabrício, destacou o papel fundamental da mobilização local. “Gostaria de agradecer ao presidente do sindicato, o senhor Edivar, por toda mobilização, pela chamativa de pessoas. Os dois dias foram excelentes, 100% dos atendimentos concluídos. Então eu queria deixar o meu muito obrigado. E lembrando: esse programa é uma iniciativa do Sistema Famato/Senar Mato Grosso, com parceria com os sindicatos rurais”, destacou o supervisor.
