Trabalhadores rurais aprendem sobre preparo, aplicação e armazenamento da vacina, além dos sinais clínicos da doença
O Sindicato Rural de Poconé, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), promoveu, nos dias 18 e 19 de março, o curso de Vacinação contra Brucelose. A capacitação foi realizada na Fazenda São João e contou com a participação gratuita de aproximadamente 10 trabalhadores rurais que atuam na pecuária pantaneira.
Durante as aulas, os participantes aprenderam técnicas de preparo e aplicação da vacina, emissão do atestado de vacinação, manejo de bovinos, além de informações sobre as doenças e seus sinais clínicos. Também foram abordados os detalhes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.
Vadinei Dimas de Souza, que trabalha na Fazenda Fênix e também possui algumas novilhas, participou do curso e se mostrou muito satisfeito com o aprendizado. Segundo ele, já havia manifestado interesse na capacitação desde o ano passado e procurou o sindicato, onde foi prontamente atendido.
“Era algo que eu realmente precisava e, como havia demanda, o sindicato nos ofereceu essa oportunidade. As aulas foram excelentes, o professor foi muito atencioso e, além de explicar muito bem os temas do curso, nos ajudou a esclarecer outras dúvidas que nem estavam no cronograma”, afirmou Souza.
A doença
A brucelose é uma enfermidade infectocontagiosa crônica causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e também o ser humano. Sendo uma zoonose de distribuição mundial, a doença representa um grande desafio sanitário e gera prejuízos econômicos significativos.
Assessoria Sindicato Rural de Poconé