Curso sobre NR 35 ensina a prevenir acidentes, usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e agir em caso de emergência
O Sindicato Rural de Poconé, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), realizou um curso de qualificação na Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que estabelece medidas de segurança e prevenção de acidentes para quem trabalha em altura. A capacitação ocorreu na quinta-feira (20/02) e contou com a participação de 10 trabalhadores.
Considera-se trabalho em altura qualquer atividade desenvolvida acima de dois metros, como, por exemplo, armazenagem de grãos em silos, lavagem de maquinários, construção civil e atividades industriais.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso às normas e regulamentos aplicados ao trabalho em altura, além de aprenderem sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os procedimentos corretos em casos de emergência, incluindo noções de primeiros socorros.
Para Raul Marques Corrêa, de 41 anos, operador de maquinário pesado, o curso foi uma oportunidade de aprender como garantir a própria segurança e a de seus colegas.
“Foi muito positivo. O professor era muito educado e explicou tudo muito bem. Ele falava sobre como devemos proceder e mostrava, com exemplos, o que pode acontecer quando ficamos desatentos ou achamos que é algo rápido e tentamos improvisar, desconsiderando o perigo”, relatou.

Além da parte teórica, os trabalhadores também participaram da parte prática, na qual puderam simular algumas atividades utilizando corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre eles o cinto de segurança. “Fiquei contente e até falei com o pessoal do sindicato que tenho interesse em fazer outros cursos. Quem sabe um sobre o uso e manutenção de motosserras e roçadeiras, por exemplo”, finalizou Corrêa.
Em Poconé, a ação foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Agricultura. A carga horária da capacitação é de oito horas, e os alunos recebem todo o material de estudo, produzido pelo Senar-MT.
Texto: Assessoria Sindicato Rural de Poconé