Nesta segunda-feira (22/07), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou uma reunião online para esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital. O encontro contou com a participação de produtores rurais, técnicos, cadastrantes e presidentes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã e Sorriso.
Esses municípios foram escolhidos devido à proximidade dos prazos limite para aceitação ou recusa do CAR Digital, sendo: 26 de julho em Nova Ubiratã e 17 de setembro em Lucas do Rio Verde e Sorriso. O objetivo foi alertar sobre essas datas, com a preocupação de que muitos registros possam ser suspensos se não forem atendidos a tempo.
Durante o encontro, os participantes debateram as razões pelas quais alguns produtores ainda não estão utilizando o Sistema do CAR Digital. As principais queixas incluíram inconsistências nas bases de referência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e dificuldades de contato com engenheiros responsáveis por registros antigos do CAR.

Os apontamentos realizados durante a reunião serão encaminhados pela Famato, via ofício, à Sema. A intenção é buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e evitar que sejam prejudicados pela suspensão de seus registros. A Famato está comprometida em garantir que as questões levantadas sejam resolvidas de maneira eficiente, assegurando que todos os produtores possam cumprir os prazos estabelecidos e manter suas atividades em conformidade com as exigências ambientais.
“Nossa função, como Federação, é assegurar que todos os produtores estejam cientes dos prazos e requisitos necessários para manter seus registros em conformidade, evitando possíveis suspensões e garantindo a continuidade de suas atividades”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha.
Estiveram presentes na reunião Ronaldo Vinha, diretor de Relações Institucionais da Famato; presidentes de Sindicatos Rurais de Nova Ubiratã (Melquiades De Bastiani), Lucas do Rio Verde (Marcelo Lupatini) e Sorriso (Sadi Beledelli); Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea); Rodrigo Bressane, consultor jurídico da Famato; Tatiana Monteiro, gestora do Núcleo Técnico Ambiental; e as analista