A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) está ativa no Mutirão Ambiental CAR Digital – Médio Norte, evento que começou nesta segunda-feira (20/05) e se estende até quinta-feira (23/05), na Universidade Unilassalle, em Lucas do Rio Verde.
O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e pela Prefeitura Municipal e abrange também os municípios de Nova Ubiratã, Sorriso e Nova Mutum.
Durante o evento, que ocorre das 8 às 17 horas, produtores rurais e responsáveis técnicos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a validação do registro ambiental de suas propriedades. A analista de Meio Ambiente da Famato, Tânia Arévalo, está no local prestando atendimentos consultivos aos produtores rurais da região, fornecendo orientações gerais e individualizadas, analisando caso a caso.
A solenidade de abertura, realizada na noite de segunda-feira (20/05), contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e do presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Marcelo Lupatini.
“A partir do momento em que soubemos do mutirão, começamos a mobilizar os produtores rurais das regiões atendidas para que participassem ativamente. Esta é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e regularizar as propriedades. Nós entendemos a importância da conformidade ambiental e queremos garantir que nossos produtores estejam bem informados e preparados”, afirmou Marcelo Lupatini.
Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Relações Institucionais reiterou o apoio da Famato aos Sindicatos Rurais, por meio do Núcleo Técnico Ambiental. “Orientações sobre o CAR estão entre as principais demandas que recebemos. Este mutirão é uma excelente oportunidade para atender essas necessidades de forma direta e eficaz. Estamos comprometidos em fornecer todo o suporte necessário para que os produtores possam cumprir suas obrigações ambientais”, pontuou Ronaldo Vinha.
O mutirão é resultado de uma parceria entre Famato, Sema, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).