O presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice-presidente da Famato, Ilson José Redivo, participou na última quarta-feira à noite, no auditório do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso da cerimônia de formatura dos alunos do curso de Aprendizagem Técnica em Mecânico de Máquinas Pesadas com ênfase em Máquinas Agrícolas.
A formação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Sinop e Grupo Bom Futuro.
Foram formados 13 novos profissionais – sendo que quatro deles saíram empregados pela empresa parceira.

“É resultado de união de duas entidades, para fazer qualificação, prestar um serviço de qualificação para os colaboradores das empresas, que podem tanto atuar na área agrícola como na área industrial. Isso é muito importante, esse passo que tem que ser destacado e parabenizar os alunos que se esforçaram nesses dois anos, que vieram aqui absorver conhecimentos, que eles tenham sucesso daqui para frente nas novas atividades que eles vão exercer, já qualificados, com certeza vão ter melhores oportunidades no mercado dos alunos”, ressaltou Redivo.
Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, a parceria entre as instituições na cidade foi de grande valia, por considerá-la o polo da região norte do estado quando o assunto é agroindústria. Além disso, o desenvolvimento nesta área demanda cada vez mais mão de obra qualificada. “Temos a certeza que os alunos que estão se formando serão absorvidos pelo mercado de trabalho e desejo sucesso para eles, porque capacidade eles têm, e nós sabemos que o Senar e o Senai sabem fazer isso muito bem”, disse o superintendente do Senar-MT.
Conforme a gerente da unidade Senai Sinop, Bruna Souza, os alunos receberam aprendizagem de qualidade com laboratórios especializados e professores especialistas na área. “Esse curso mesmo é o curso de máquinas pesadas, curso mecânico de máquinas pesadas. Temos o corpo técnico que ministrou esse curso e eles finalizaram a prática na fazenda”.
A coordenador regional de RH do Grupo Bom Futuro, Ana Paula Buzahr Marchi disse que está difícil contratar profissionais qualificados e, por isso, o motivo de investir em parcerias para formação, “Era um desejo da Bom Futuro. A gente olha para dentro de casa e vê essa necessidade de formar, buscar profissionais capacitados. No mercado e não tem. Agora, nós entregamos esses jovens capacitados no mercado de trabalho também. Porque não são todos que permanecem na Bom Futuro. Alguns devido à distância das fazendas, optam em voltar para casa e encontrar trabalho mais próximo da família”.
Ascom SR de Sinop e Ascom Senar-MT